Coletivo
Projeto BCAD
E-mail: janne_ruth@yahoo.com.br
Telefone Público: (85) 3482-0510
Endereço:
Estado: CE
Município:
CEP: 60444-079
Logradouro: Rua Paraná
Número: 03
Complemento: -
Bairro: Bela Vista
Descrição
O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doações – BCAD é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, atua desde 1994, no município de Fortaleza, no estado do Ceará e em outros estados da nação, com a missão de promover a reinserção e integração social de crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de risco social e/ou vulnerabilidade socioeconômica, através de ações relacionadas à arte, cultura educação e esporte, almejando “transformar-se em centro de excelência nacional na reinserção e integração social de crianças, adolescentes, jovens e adultos”.A Instituição Grupo BCAD atua no atendimento direto á crianças, adolescentes e jovens de 06 a 29 anos, bem como na promoção e gestão de eventos, qualificação técnica, formação acadêmica de artistas e monitores de artes, é responsável pelo Fórum Estadual de Dança do Ceará desde 1988, a Presidente e idealizadora da ONG BCAD fundou em 2000 o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (hoje em sua 16ª Edição), inclusive lançou em 2010 o Livro Memorial Fendafor 10 anos em parceria com a COELCE e o Governo do Estado do Ceará.
O Grupo BCAD é destinado á prestação de serviços gratuitos as comunidades que assistem em caráter permanente e sem qualquer tipo de discriminação, bem como proporcionar e realizar espetáculos, festivais e mostras de dança e teatro que beneficiem todo território nacional, tem por objetivos e finalidades;
Proporcionar Educação, Arte e Cultura, através da Dança, Teatro, música e as varias manifestações culturais, bem como o esporte em suas diversas modalidades, ás comunidades carentes e lugares de pouco acesso aos seguimentos descritos à cima, no município de Fortaleza, no estado do ceará, em todo território Nacional e no Exterior; Desenvolver programas de ensino para a realização de laboratórios e concepções coreográficas, Espetáculos, Mostras e Festivais de Dança com as crianças, adolescentes e jovens das comunidades beneficiadas.
Prestar, no âmbito de suas finalidades, colaboração, assistência e orientação às famílias participantes dos programas desenvolvidos; Articula-se com instituições nacionais e estrangeiras com o objetivo de ampliar e aprimorar suas atividades; Organizar atividades e palestras sobre assuntos de interesse das comunidades; Formar Professores, Monitores, Produtores, Coreógrafos, Orientadores e Bailarinos e ainda atuar na Qualificação Técnica e Profissional de jovens e adultos.
O Grupo BCAD enquanto entidade surgiu como resultado do trabalho desenvolvido desde 1981 pela Escola de Ballet Janne Ruth, que realizavam ações humanitárias por um grupo de bailarinos, ou seja, a dança e outras tipologias das artes cênicas foram paulatinamente se aliando as questões sociais, e por 09 anos 1985/1994 já eram desenvolvidas audições para receber crianças e jovens que não podiam pagar a mensalidade na Escola Janne Ruth, em 1985 nasce o Grupo de Dança Janne Ruth, transformando-se em Companhia em 1991 e hoje leva o nome da Instituição BCAD Cia. de Dança.
Ademais ocorreram nesse período ações como: Campanhas para arrecadar fundos para cobrir os custos dos bolsistas a fim de participarem dos espetáculos locais, no interior e em outros estados brasileiros; Muitas das alunas que tiveram a oportunidade de serem bolsistas após 3 anos de experiência de dança na academia passaram a estagiar na própria academia e em outras escolas de dança de Fortaleza. Vale ressaltar, que muitos dos talentos descobertos por Janne Ruth hoje são profissionais com destaque não só no Ceará como também no sul/sudeste brasileiro e no exterior.
Um aspecto relevante e característico das montagens do grupo BCAD consistia na sua opção em criar e apresentar coreografias voltadas para temáticas sociais. Tal decisão significou ter na beleza e harmonia da Dança um veículo de denúncia e reflexão dos problemas sociais e inerentes à condição humana, em particular questões vivenciadas pela população com maior vulnerabilidade socioeconômica e em situação de risco social. Essa opção possibilitou que a partir de 1994, os bailarinos da Cia. de Dança, passassem a participar de festivais e mostras de dança fora do estado, com espetáculos montados na perspectiva de refletir e fazer o social, o que vem ocorrendo até hoje.
Neste mesmo ano (1994) surge o então Projeto BCAD que nasce oficialmente com a promoção de sua primeira Campanha de arrecadação de alimentos, livros e roupas, num período de apresentação da Cia. de Dança Janne Ruth no Theatro José de Alencar, objetivando ajudar as famílias mais pobres dos alunos atendidos pela Escola, que totalizavam na época 100 bolsistas. Nasce de fato um projeto social. Mas muitos outros espetáculos de dança e teatro foram sendo promovido ao longo desses 23 anos de trabalho, visando principalmente, a participação das crianças, adolescentes e jovens nesses espetáculos, dessa forma resgatando a sua autoestima.
Outro aspecto de fundamental importância passou a ser o envolvimento dos alunos nas pesquisas e laboratórios de cada montagem de Espetáculos, trazendo, assim, motivação, curiosidade e estímulo para aquisição de conhecimentos. O ano de 1997 marca um novo momento do Projeto, visto que este passou a trabalhar com maior efetividade social. Além das aulas ministradas dentro da Escola de Dança, das doações e campanhas realizadas, o grupo de bailarinos passou a oferecer aulas de balé e Teatro nas comunidades que recebiam as doações. As aulas ministradas culminavam na realização de espetáculos com os alunos dentro das próprias comunidades. Também, foi iniciado um processo de aperfeiçoamento da equipe envolvida, passando seus membros a se qualificarem na área do protagonismo juvenil e de atenção à criança.
Nesse contexto, tornou-se um passo necessário vir a institucionalizar o trabalho já desenvolvido desde 1985, sendo fundada Juridicamente a instituição “Grupo BCAD” em maio de 1998, Tratando-se de uma instituição sem fins lucrativos e de direito privado, que já contava com a experiência do Projeto existente. A institucionalização do Projeto em entidade representou a adoção de um modelo diferenciado de intervenção social, cujas ações ocorreriam de forma descentralizada, visto que o projeto tinha criado vínculos com várias comunidades e estas não eram geograficamente próximas.
O modelo teve como características a busca pelo envolvimento das famílias nas atividades implementadas no âmbito das ações, numa perspectiva de visão integral da criança, adol. e do jovem; trabalhar com as comunidades do “em torno” dos espaços de atendimento, objetivando a efetividade do projeto, mediante a realização de atividades específicas para as mesmas (atuação comunitária).
Durante esse período o BCAD realizou vários laboratórios e experiências piloto de desenvolvimento comunitário e, principalmente, de trabalhos de reinserção e integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social e/ou com vulnerabilidade socioeconômica. Assim, o Grupo passou a trabalhar com quatro elementos fundamentais na formação do homem e da sociedade: “arte – cultura – esporte e educação”.
Não bastava que a criança ou o adolescente simplesmente soubesse dançar ou realizar quaisquer outras tipologias de arte ou esporte, era preciso também reconhecer sua realidade e, acima de tudo, saber aprender como transformar esta realidade pessoal. (Há 12 anos o Grupo BCAD passou também a trabalhar com o esporte, atendendo meninos das comunidades do entorto do BCAD com aulas de natação e Karatê, bem como as demais atividades ofertadas pelo Projeto).
São outros aspectos relevantes (1994 a 2016): A realização em 23 anos de mais de 2200 apresentações de balés, no Ceará no Brasil e no Exterior, em 34 Espetáculos montados; a distribuição de cerca de 620 mil quilos de alimentos; A realização de 116 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros; 485 prêmios obtidos pelo Núcleo de Dança BCAD, através dos bailarinos da Cia. de Dança, Cia. Jovem e o trabalho relevante da Instituição; geração de 362 empregos diretos; 780 encaminhamentos para obtenção de documentos civis para inúmeras pessoas das comunidades e realização de 61 cursos profissionalizantes, 53 tournées; 47 nacionais e 06 internacionais e 16º edições do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará.
O Grupo BCAD desenvolve as seguintes atividades; Dança (Ballet Clássico e Contemporâneo como formação acadêmica), Dança de Rua, Acrobacia, Teatro, Inclusão Digital, Artes, Oficinas de Cidadania, Apoio Pedagógico (Reforço Escolar com incentivo a leitura e a escrita), Cursos profissionalizantes, música (Flauta, Violão e Bateria), Audiovisual, Pesquisas de Campo, Coreográficos e de movimento; Esportivos, natação e karatê no Estilo Shotocan da Faixa branca a Faixa Preta. Vale mencionar que no ano de 2008 o Grupo BCAD criou um campeonato próprio, chamado COPA BCAD DE KARATÊ ESPORTIVO E EDUCACIONAL DO CEARÀ e já realizou seis edições do campeonato mobilizando pelo menos 500 atletas por campeonato de 40 associações de Karatê do Ceará (O GRUPO BCAD É A ÚNICA ONG DO NORDESTE QUE REALIZA UM CAMPEONATO PRÓPRIO).
SÃO 485 PRÊMIOS DE DANÇA e 456 PRÊMIOS EM CAMPEONATOS MUITAS EXPERIÊNCIAS E SATISFAÇÃO PESSOAL:
Nos últimos anos, a Coreógrafa e Professora Janne Ruth, a Cia. Jovem e a Cia. De Dança do BCAD vem conquistando importantes Prêmios de reconhecimento pelo trabalho social desenvolvido e o de Dança em festivais no Brasil e no exterior, as montagens de Dança e o relevante trabalho do BCAD, já conquistaram 485 prêmios, locais, nacionais e internacionais e outros por mérito do trabalho social.
Destacam-se entre esses os Principais Prêmios obtidos pelo Trabalho social do Grupo BCAD através de sua Fundadora Janne Ruth: Prêmio Me Acostumei com Você, Marcadinho São Luis e TV Verdes Mares (1999), Medalha Redentorista de Resp. Social (2000), Gente Que Faz/ Rede Globo (2000), Gente de Bem Fica Pra Sempre, Shopping Benfica, TV Verdes Mares e o Boticário (2001).
Prêmio Gala CBDD – 2003 – Conselho Brasileiro da Dança – Rio de Janeiro Teatro Odilo Costa Filho na UERJ, Prêmio Semi Finalista do Itaú UNICEF (2003), Prêmio Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa de Ceará (2004), Prêmio Fida de Responsabilidade Social do Festival Internacional de Dança da Amazônia para a coreógrafa Janne Ruth– FIDA 2004, Prêmio Efeso de Responsabilidade Social - destaque entre os 05 maiores empreendedores sociais destaques no ano de 2005 Fortaleza – Centro de Convenções de Fortaleza. (2005). Medalha Gala São Paulo (2007),
Medalha de Honra ao Mérito ao Trabalho Social Igreja Nossa Senhora de Nazaré - Fortaleza (2005), Diploma Benemérito da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos – S. Paulo (2006), Prêmio Semi Finalista do Itaú UNICEF (2007), Prêmio Utau UNICEF 2006 e 2008, Prêmio PETROBRAS e Associação de Dança de Paracuru Bailarino Pescador – Paracaru Dezembro de 2010; Medalha de Honra ao Mérito da Dança do Conselho Brasileiro da Dança Rio de Janeiro Junho de 2011, entre outros pelo trabalho coreográfico em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazônia, Buenos Aires, Mar Del Plata, Brasília, Praga Republica Tcheca, França, Itália, Espanha e Suíça, Colômbia etc.
Destacam-se entre esses os Principais Prêmios obtidos pela Cia. De Dança Janne Ruth e corpo de Baile do Grupo BCAD;
Festival Internacional de Dança da Amazônia – FIDA – Nosso Balet é Penta Campeão (anos 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006), Festival de Dança de Inverno de São Paulo – também Hepta Campeão (anos 1999, 2000, 2001, 2002 2005 e 2007 ), além dos importantíssimos prêmios internacionais – três no total – recebidos no GranPrize de Dance em Praga na República Tcheca (2002) e no GranPrize de Dança da Itália 2005.
Em 2006 conquistou o Penta Campeonato de Dança no Festival Internacional de Danças da Amazônia – FIDA, em 2007 08 Prêmios no I Passo de Arte Norte e Nordeste em Fortaleza – CE, no VII Festival Nacional de Dança de Fortaleza concorrendo com a Escola de Balet Janne Ruth e o Corpo de Baile do Grupo BCAD foram mais 11 Prêmios, mais 04 Prêmios no 15º Passo de Arte S. Paulo – Indaiatuba e 13 Prêmios em Festival de Inverno de Dança de Mongaguá – S. P ambos em Julho de 2007.
No II Passo de Arte Norte e Nordeste foram mais 06 prêmios (Maio 2008), já no III Passo de Arte Norte e Nordeste mais 8 prêmios (Junho de 2009) e por último 03 prêmios no Festival Capezio Nordeste (Outubro de 2009).
21 Troféus; no I RV Nordeste Competição e Seletiva de Dança para o XXI PRODASP São Paulo; Em Março de 2010 Realizou a 4º. Tournée Internacional do Grupo BCAD e Cia. De Dança Janne Ruth nos países; Suíça, Espanha e Lisboa, com o Espetáculo No Nordeste é Assim e espetáculo Califon e recebeu três Prêmios importantes, 02 primeiros e terceiro lugar no GranPriz de Dança de Barcelona Abril de 2010 – Barcelona –Espanha.
14 Troféus; no II RV Nordeste Competição e Seletiva de Dança para o XXI PRODASP São Paulo. 11 Troféus no I Festival Internacional de Dança de Goiânia; Intercâmbio em S. Paulo Na Escola de Artes Passo a Passo em Diadema – S. Paulo Outubro de 2012 e Participação da 5º. Tournée do Grupo BCAD Internacional na Colômbia; Cidades Bogotá e Topicipá;
22 Troféus no XII Fendafor, 21 no XIII Fendafor, 31 Troféus no XIV, 26 Troféus no XV Fendafor e 38 Troféus no XVI Fendafor. Já nos três últimos RV foram mais de 40 prêmios e quanto ao FIDA nesse ano de 2016 ganhamos 22 Prêmios e ainda o Prêmio de melhor Coreografa do Festival.
11 Troféus no I Festival Internacional de Dança de Goiânia; Intercâmbio em S. Paulo Na Escola de Artes Passo a Passo em Diadema – S. Paulo Outubro de 2012 e Participação da 6º. Tournée do Grupo BCAD Internacional na Colômbia; Cidades Bogotá e Topicipá; Em 2014 Janne Ruth é capa e uma das 05 entrevistadas pela revista Entrevista 32 da Universidade Federal do Ceará – UFC, em Setembro de 2015 foi Homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo no Terceiro Fórum Internacional de Ballet Clássico, em 2016 recebeu o Prêmio do SATED; Sindicato dos Artistas do Ceará, da Artista de Dança do ano/ 2016 e por último recebeu homenagem da REDE CUCA como Artista Símbolo da Dança do Ceará. A partir de 01 de Julho de 2015 Janne Ruth recebeu o Título de Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará – CBDD – CID - UNESCO e CONSIL DE LA DANCE.
Vídeos
-
Em Cena Jane Ruth 50 anos de dança
-
Projeto Arte e Construção da Cidadania
-
Programa de Homenagem da TV Verdes Mares para o Trabalho de Jane Ruth
-
Bailarina do BCAD é premiada em melhor bailarina em Barcelona
-
Crianças realizam sonhos de Dançar No Teatro José de Alencaer
-
Programa Karate Esporte e Cidadania
-
Quadro Vida REal Globo
-
Espetaculo Neura Cia de Dança do BCAD
-
Espetáculo Point
-
Coreografia de Atenita Kaira ELES
-
Espetáculo Pedaços de Mim - Janne Ruth 50 anos