Coletivo
Duoal
E-mail: duoal.grupo@gmail.com
Descrição
Amanda NunesPós-graduada em Musicoterapia pelo Instituto Graduale/IESF e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisa e atua nas seguintes áreas: educação musical ativa, musicalização infantil, música corporal, percussão brasileira, cultura popular e contação de histórias.
Lenina Silva
Pós-graduada em Musicoterapia pelo Instituto Graduale/FACPED e em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve trabalhos e pesquisas nas áreas da música, educação musical, musicoterapia, contação de histórias, cultura popular, arranjo e trilha sonora para performance cênica.
Sobre o Duoal:
Duoal é um projeto artístico-pedagógico-musical formado por Amanda Nunes e Lenina Silva que há 14 anos vem desenvolvendo pesquisas e performances com música corporal-instrumental, além de propostas formativas na área da educação musical.
O duo teve início no ano de 2009, durante a formação em Licenciatura em Música, a partir de estudos e experimentações sonoras utilizando a voz, o corpo, objetos sonoros e instrumentos musicais diversos. Desde então vem realizando parcerias com artistas, espaços culturais, escolas e projetos sociais no Ceará, atuando nas áreas da Música, Dança, Teatro, Circo, Cultura Popular e Contação de Histórias, através da prática instrumental, criação de arranjos musicais, trilhas sonoras, direção musical e oficinas.
Entre os anos de 2009 e 2012 o duo desenvolveu uma importante parceria com o Grupo Vocal Seios da Face (projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará) integrando e dirigindo os espetáculos cênico-musicais “Só Sei Que Foi Assim” e “Sou Cantador”. Outras parcerias: “Projeto Líricas” - Ceará das Rabecas, com Luciana Costa (2013); trilha sonora para as performances circenses “Eu Brisa” (Festival de Teatro de Fortaleza) e “Busca Sertaneja” (Projeto Quinta com Dança Experimental - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e evento Circo Memória e Identidade - Café Teatro das Marias) em 2014; e trilha sonora para a vídeo-performance circense com número de faixa "Mensageiro de muito longe que chega primeiro" de Gabriela Jardim e Lívia Soares (Lei Aldir Blanc 2021).
Com o intuito de promover um processo de ensino-aprendizagem experimental, ativo, criativo, lúdico e que favoreça a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, o duo desenvolve pesquisas de métodos, técnicas, propostas e abordagens que dialogam com as áreas da Educação Musical, da Arte-Educação, da Psicopedagogia e da Musicoterapia.
Alguns cursos e oficinas que contribuíram para a formação continuada do duo e para nortear suas pesquisas e práticas acadêmicas, educacionais e musicais voltadas para a música corporal e o fazer musical coletivo: percussão corporal (com Maurício Maas e Stênio Mendes – Barbatuques – SP); percussão vocal (com Iran Monteiro – Banda de Boca – BA); grupo vocal e arranjo vocal (com André Protásio – RJ); corpo brincante/cultura popular (com Orlângelo Leal – CE), sapateado brasileiro (Valéria Pinheiro – CE); ecologia acústica (com Marisa Fonterrada – SP); práticas de ensino em música (com Elvira Drummond – CE, Marisa Fonterrada – SP); filosofia suzuki (Renata Pereira – SP); boomwhackers – tubos melódicos percussivos (Uirá Kullman – SP); batucatudo: batuques com objetos do cotidiano (com Marcus Vieira – SP); no embalo das ondas, um mar de brincadeiras e Mirabolâncias pelo mundo (com Estêvão Marques – SP); escola de narradores: escola de formação para narradores orais/contadores de histórias (Direção Josy Correia – CE).
Ao longo de sua trajetória o duo vem desenvolvendo propostas formativas dialogando com as áreas da Música Corporal, da Musicalização e da Contação de Histórias, são elas: "Corpo & Música", “O Corpo como Instrumento” e “O Corpo Ressoa Histórias: a Musicalidade e a Narração Oral”, voltadas para o público de todas as idades, desde crianças pequenas, incluindo também a formação de professores, arte-educadores, contadores de histórias, bailarinos, dentre outros.
Alguns locais/eventos onde o duo realizou suas propostas formativas: Curso Técnicas para o Canto em Grupo - Escola Viva Música Viva (2009); I Encontro de Música Percussiva da UFC (2010), Centro Cultural Banco do Nordeste (2011), XIX Semana da Música UECE (2012), Festival Música no Maciço de Baturité (2012), Festival de Música da Ibiapaba (2016), Theatro José Alencar (ocupação artística em 2017), Teatro Cena Casarão (2018), Escola de Narradores (2018, 2019 e 2020), Espaço Cazuá de Cultura (2019), Eco Aldeia Flecha da Mata (2019 e 2020), O Casulo - Escola de Dança (2020), I Semana MusicAno - Aprendemus (2021), Música & Prosa - Percussão Corporal - 16º Festival Mi Online (2021), Instituto Eduardo Campos - Sobrado da Abolição - Pacatuba/CE (2021), Instituto Intervalo/Escola Eco Circo (2022).
Atualmente desenvolve a proposta Corpo & Música - Musicalização em parceria com a OSC Instituto Dr. Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância – IRL (desde 2016, com crianças entre 6 e 12 anos) e com a OSC Instituto Povo do Mar (desde 2022, com crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos) por intermédio do projeto Be Happy Music Club Brasil coordenado por André Comaru.
Vídeos
-
DuoAL - Flor Amorosa
-
DuoAL - Urubu Malandro
-
Música: "A E I O U" (Estêvão Marques)
-
Corpo & Música: Brincadeiras Cantadas
-
Duoal - O Corpo como Instrumento
-
O CORPO COMO INSTRUMENTO - OFICINA TJA 2017
-
Oficina de Musicalização 2018 - CVDD
-
Oficina Música Orgânica - Eco Aldeia Flecha da Mata
-
Manjolê - "Maremoto"
-
DRAGÃO, MENINO DO MAR - Contação de História
-
CULTURA DENDICASA _ SECULTCE
-
"De que lado: criação de número de Dúo na Faixa" - Mensageiro de muito longe que chega primeiro
-
MÚSICA & PROSA “A percussão corporal e o festival” | 16º Mi - Festival Música da Ibiapaba
-
Grupo LA SEMILLA BRASIL
-
Solo Feminino 3 por Coletivo Nós, Voz, Elas (Pingo de Fortaleza/ Alan Mendonça)
-
Sopa de Batucar - Atividade musical com colheres
-
Natal IRL. Música "Riscou no Céu" (Maracatu Solar | Descartes Gadelha, Pingo de Fortaleza | Calé Alencar). Turma de Musicalização.
-
IRL - Cultura Indígena. Culminância Arte-Educação (2023)
-
Escola de Narradores Online Brasil-Portugal - Retrospectiva 2020-2021
-
Be Happy Music Club Brasil (2022)
-
São João Be Happy Music Club Br. & Instituto Povo do Mar
-
Theatro de Portas Abertas - Contando histórias - DRAGÃO, MENINO DO MAR
-
DRAGÃO MENINO DO MAR - Férias no São Luiz Dendicasa