Coletivo
Encantados
E-mail: jessikabz@gmail.com
Descrição
A ALDEIAS (2014) tem realizado no Cariri um abrangente trabalho de pesquisa, registro, formação, reinserção social, socialização, democratização e acessibilidade cultural a partir da construção e aplicação de metodologias norteadas pela educação popular, sustentabilidade, oralidade e práticas que se reinventam sinergicamente.A partir dos experimentos cênicos em teatro popular, teatro brincante e contação de histórias nos grupos populares, suas vivencias pessoais e de suas pesquisas em cultura popular surge os Encantados, Zé Macambira, Mateu Zé e Jurema Flor.
Os três personagens atemporais agregam elementos cênicos e estéticos do reisado e outras brincadeiras populares. Participam de espetáculos, contam histórias, mediam cenas, compõem e interpretam músicas populares que levam o público a um passeio no vasto universo brincante Cariri.
Durante a Contação de histórias os Encantados interagem e compõem as cenas, apresentando brinquedos e danças populares, entremeios do reisado e instrumentos musicais como rabeca, pífano, xequerê e zabumba. Tem vasto repertorio que conta com contos dos povos originários, africanos, nordestinos e palhaçaria.
No intuito de construir e transmitir saberes a partir da oralidade, musicalidade e ludicidade o grupo elabora seu primeiro trabalho direcionado ao público infantil “Contos Encantados do Cariri” que, em circulação pelo Centro cultural Banco do Nordeste (2018/2022) e Sistema Fecomercio, traz as histórias que fazem parte do imaginário do povo Cariri como o mito fundador, Pai da Mata e Jaraguá.
O grupo já realizou espetáculos em várias cidades do Ceará e Paraíba e, em tempos de pandemia, tem participado da programação virtual de circuitos como Tudo em casa Fecormercio, Centro Cultural Banco do Nordeste e Cultura Dendicasa (Secult CE). Tem vários projetos aprovados na área de literatura e oralidade e se prepara para lançamento de livro infanto-juvenil de contos.