Funções

Descrição curta

Atualmente, o grupo vem desenvolvendo pesquisas-criações cênicas que propõem o liame entre a linguagem do Teatro e as áreas de pesquisa de seus integrantes (Performance, Dança Contemporânea, Figurino, Cinema...), perscrutando uma hifenização entre os campos da arte, também desenvolve trabalhos ligado a Arte Educação, Produção e Gestão Cultural.

E-mail: coletivodamavermelha@gmail.com

Telefone Público: (88) 99801-3427

Endereço: Rua Sargento Fábio Salviano de Sousa , Novo Crato, Crato, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63113-160

Logradouro: Rua Fábio Salviano de Souza

Número: 56

Complemento:

Bairro: Novo Crato

Descrição

O Coletivo Dama Vermelha é um grupo artístico residente no município do Crato, no interior do Ceará. Surgiu em setembro de 2013 a partir do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a criação do espetáculo "Avisem que faz mal", conclusão da disciplina Fundamentos da Linguagem Teatral, mediada pelo professor Marcio Rodrigues. O grupo teve iniciou tendo como premissa o desenvolvimento de processos criativos híbridos entre teatro, dança e música, com temáticas referentes à contemporaneidade.

Atualmente, o grupo vem desenvolvendo pesquisas-criações cênicas que propõem o liame entre a linguagem do Teatro e as áreas de pesquisa de seus integrantes (Performance, Dança Contemporânea, Figurino, Cinema...), perscrutando uma hifenização entre os campos da arte.

O grupo possui em seu repertório os espetáculos: Avisem que faz mal (2013), Reminiscência (2013), Borboletária (2014), Bradosil (2016), Manifesto (2018), Balada ou sobre as desilusões que te fazem dançar e chorar à espera do amor que não vem ou sobre a descoberta de que tudo não passa de uma doce mentira e você está só (2019) e PARTidas (2019).

Atualmente seu repertório conta com os seguintes trabalhos: Toque-me (2015), Que horas ela vem para o chá? (2016), Eu e Minhas Cabeças Avessas (2017), Disforia: Isso é tudo que você precisa saber agora (2020), PARTidas (versão PodTeatro/2020), Eu e Minhas Cabeças Avessas (versão PodTeatro/2020), A Cinderella (2020), A Janela do Outro (2021), A Bela e a Fera: um conto avesso (2021), Elefante Rosa (2023).

São produtores e realizadores da MOSTRAÇU - Mostra de Teatro de Caririaçu que já contam em sua trajetória duas edições, sendo a primeira no ano de 2019 (presencial), realizada no Centro Cultural do Município de Caririaçu e sua segunda edição em 2021 (virtual) realizada em multiplataformas (YouTube, Instagram, Whatsapp, Ligação, etc) com a participação de artistas do interior do estado do Ceará.

Bem como, somos produtores e realizadores da MOSTRA VERMELHA que tem acontecido bienalmente em comemoração de aniversário do grupo, e tem como princípio o compartilhamento de ações cênicas - sejam elas de caráter de "apresentação de espetáculo/esquete" ou "formativa", através de oficinas, workshops etc., sendo a programação composta do repertório ativo do Coletivo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Larissy Rodrigues

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri. Teve sua entrada no Coletivo Dama Vermelha no ano de 2017 e, desde então tem desenvolvido seus trabalhos como Atriz e Performer ativa no grupo, dentre outras atividades já realizadas e em ação. Atualmente tem se aproximado das temáticas de "Site-Specific", "Paisagem Sonora" e "PodTeatro".

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem