Curso
Edital Escolas da Cultura - 2016
Curso de Iniciação Teatral Acontece - A Experiência no Pensar Criativo e Independente
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
Com base em Augusto Boal e Viola Spolin O Curso de Iniciação Teatral Acontece-CITA, desenvolve em seu aluno ator a capacidade de se permitir a vivenciar de forma lúdica através de jogos e experimentos cênicos, o Teatro como elemento a desenvolver as potencialidades humanas adormecidas em cada um.O CITA acredita que o aluno deve ser preparado não só para o palco, mas também para a vida, e dentro dos jogos propostos durante todo o curso nosso aluno ator vai aprendendo com suas próprias experiências de vida e ao mesmo tempo ele aprende com o outro. Nessas vivências o discente vai adquirindo habilidades em perceber melhor o mundo a sua volta, a desenvolver o olhar crítico diante da vida e da estética teatral, seu olhar vai ficando mais apurado, e ele aos poucos vai descobrindo as várias formas de atuar, que a cena não é só decorar textos, que ela transcende, e que ele poderá atuar em várias vertentes do teatro como produção, direção, sonoplastia, iluminação, dramaturgia, gestão entre outros.
O aluno ator CITA é aquele que vai construindo seus caminhos, vai tornando-se dono de sua história, vai descobrindo seu potencial diante da arte.
A Matriz curricular foi pensada de forma que nosso discente possa experimentar de forma gradativa a experiência estética em sua vida de forma agradável e crescente, são 270h presenciais e 100h de aulas de campo, sendo duas turmas por ano.
A Matriz curricular foi pensada da seguinte forma:
Segmento I- Introdução à Arte Teatral: Aqui desenvolvemos um programa para que nosso discente passe a conhecer um pouco de si e um pouco do outro para que o aspecto da confiabilidade em si e na turma possa o despertar para o processo de criação, nesse momento ele também vai descobrir quem são os profissionais que atuam no teatro e terão uma noção básica da História do Teatro Mundial, com ênfase no Teatro Cearense focando na cena teatral cearense contemporânea.
Segmento II- Consciência Corporal: Neste momento nosso aluno ator vai aprofundar-se na descoberta e capacidade estética que o corpo humano pode desenvolver, as energias internas e externas, a percepção do corpo no espaço, O corpo extra cotidiano, o corpo como dramaturgia, as relações sensíveis e os sentidos corporais.
Segmento III- Poéticas do Palhaço: A habilidade para inabilidade busca proporcionar a autodescoberta do eu- palhaço de cada aluno. O estado de presença cênica, a vulnerabilidade como elementos de suma importância para o palhaço. A rua como elemento de pesquisa para a dramaturgia do palhaço.
Segmento IV- Jogos Interpretativos: busca desenvolver as habilidades do ator/jogador utilizando as ferramentas do jogo para alcançar a espontaneidade no processo criativo e interpretativo. Dessa forma, utiliza-se de exercícios e jogos básicos aplicados à prática do ator/ jogador e na construção da cena, apoiando-se principalmente em autores como Viola Spolin e os conceitos interpretativos encontrados na obra de STANISLAVSKI e BRECHT.
Segmento V- Montagem: é um processo de ampla pesquisa e descobertas para os alunos no qual cada um recebe uma dramaturgia de autores cearenses para ler e a analisar, desses autores é escolhido um, ou se na turma tiver alguém que queira e goste de escrever, acompanhamos esse aluno orientando-o na construção da Dramaturgia. Nessa fase se trabalha a análise de texto, análise e construção de personagem, também pesquisamos autores para ampliar o conceito da estética em que o espetáculo pode ter como referências.
Voz para o Ator- Durante o processo de montagem convidamos uma profissional da voz para dar uma oficina de voz para o ator direcionada para trabalhar a voz específica para o espetáculo escolhido e montado pela turma, geralmente essa orientação acontece depois de termos construído o esqueleto geral da obra montada.
Exercícios Práticos: Compreendemos ao longo desses 15 anos que o nosso aluno tinha um grau de dificuldade muito grande ao chegar no processo de montagem e na temporada final, criamos um metodologia em que ao encerrar cada segmento proposto pelo curso, ele experimentasse a sensação de estar diante de uma plateia, no início fazíamos apresentações soltas em alguns teatros, com o tempo criamos uma Mostra para a troca de experiência dos alunos e ex-alunos do curso, que se chama Mostra CITA, também criamos o Cabaret de Palhaços para que nossos alunos pudessem apresentar seu experimento cênico e também ver outros palhaços apresentando no mesmo evento que eles.
Aulas de campo: Durante os 11 meses os alunos devem ver e analisar pelo menos 20 espetáculos teatrais, para melhorar sua capacidade de observação, crítica teatral e aprendizado.
Temporada do espetáculo: O espetáculo de conclusão é uma espécie de estágio para o aluno ator, na temporada o aluno vai ampliar sua capacidade de dominação do palco, nessa fase nosso aluno percebe o quanto todo esforço investido por ele durante o curso valeu a pena.
Vídeos
-
ENTRE BALAS E BEIJOS--EXERCÍCIO CÊNICO TURMA 33
-
DO LIXO AO LUXO-TURMA 34
-
A Mentira das Margaridas-TURMA 33
-
CORAÇÃO DO MAR-ESPETÁCULO DE CONCLUSÃO-TURMA 34
-
A MENTIRA DAS MARGARIDAS-ESPETÁCULO DE CONCLUSÃO TURMA 33