Programa

Edital Escolas da Cultura - 2016

Laboratório Acidum: Escola de Arte Urbana do Ceará

Descrição curta

Laboratório Acidum: Escola de Arte Urbana do Ceará

Fortaleza ganha um novo ponto de formação em Arte Urbana, com a Praia do Futuro e Titanzinho como bases, o Laboratório Acidum se consolida no intuito de promover a formação livre através da arte.

Site

https://www.instagram.com/laboratorio_acidum https://www.instagram.com/laboratorio_acidum
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

Laboratório Acidum: Escola de Arte Urbana do Ceará

Fortaleza ganha um novo ponto de formação em Arte Urbana, com a Praia do Futuro e Titanzinho como bases, o Laboratório Acidum se consolida no intuito de promover a formação livre através da arte.

Criado em 2008 o projeto Laboratório Acidum - Pesquisa e produção em Arte Urbana, agora toma uma nova forma somada a proposta do edital de Escolas de Cultura tornando-se assim uma Escola de Arte Urbana. A partir do sentimento de estimular o diálogo sobre o Artista Urbano de hoje, analisando e praticando sua ampliação de trânsito em níveis expositivos e de ação. A rua, o ateliê, a obra a cidade entre outras múltiplas manifestações e diferentes agentes sociais através da arte são foco do Laboratório Acidum - Escola de Arte Urbana do Ceará, que visa contribuir diretamente na democratização da cultura e na formação cidadã com novas perspectivas de mundo.
Incentivar a Coletividade e Interatividade, ampliando as noções de criador, espectador, obra e espaço na arte. Promover a ação artística como vivência cotidiana.
O projeto consiste em um conjunto de ações formativas e de fruição cultural, voltadas a crianças e adolescentes de comunidades localizadas no entorno do IPOM - Instituto Povo do Mar, e a artistas visuais que já estão em atuação na cidade. Promovendo o desenvolvimento de novos talentos e o aprimoramento dos que já se manifestam como ofício. Potencializando através do intercâmbio cultural entre esses grupos.
Além dos educandos, o Laboratório Acidum visa contemplar um público mais que variado, não se limitando apenas a sede do IPOM. Uma das metas é alcançar e proporcionar acessos a obras produzidas em espaços abertos da cidade, a partir das experiências nos cursos e diálogos do Laboratório, com a ocupação de ambientes formais de exposição, compreendendo os benefícios do estreitamento da relação entre a arte urbana e esses espaços.
O Laboratório Acidum - Escola de Arte Urbana do Ceará caracteriza-se como proposta tanto de formação, voltada para a iniciação e o aprimoramento de artistas; quanto de impacto imediato no espaço urbano, por meio das artes visuais.
Desenvolvido pela Instituição Povo do Mar (IPOM), o Laboratório Acidum é fruto do trabalho dos artistas visuais Robézio Marqs e Tereza Dequinta.
Robézio Marqs
Robézio é artista visual nascido na cidade de Fortaleza. É idealizador do coletivo Acidum Project, criado em 2006 com foco em arte urbana e também idealizador do Laboratório Acidum em 2008.
Tereza Dequinta
Tereza Dequinta é artista visual nascida na cidade de Fortaleza. É integrante do coletivo Acidum Project que vem realizando trabalhos referentes à Arte Urbana.
Formação
O novo centro de formação fica situado na praia do Futuro, na comunidade do Titanzinho localizado no bairro Serviluz. O projeto visa promover 12 cursos de formação em arte urbana, atendendo cerca de 470 jovens do bairro e adjacências.
Ações
Uma das principais metas é mobilizar crianças e jovens para participação nos 12 cursos ofertado:
1- História da Arte
2- Introdução às Artes Visuais.
3- Introdução a História da Arte Urbana.
4-Introdução às técnicas de Arte Urbana.
5- Muralismo.
6-Graffiti.
7-Cartazes.
8-Leiteiros.
9-Lambe-Lambe.
10-Stickers.
11-Arte Urbana contemporânea - produção, artistas e processo.
12-Laboratório de Criação artística.
(citar os 12).
Ao todo o Laboratório Acidum, oferece 350 vagas nas oficinas para jovens estudantes da rede pública de ensino (35 vagas por curso) e difundindo as atividades, visando o amplo envolvimento do público. Trabalhando diretamente na democratização da arte e da cultura, com atividades de acesso gratuito, tanto no âmbito formativo, quanto por meio da difusão caracterizada pelo suporte à elaboração de murais de grafite em espaços urbanos, a partir dos aprendizados proporcionados pelos cursos extensivos. Estimulando diretamente o potencial do jovem na transformação social da arte urbana, apresentando-a como perspectiva de atuação profissional lançando visões sobre formas de inserção desses atores no mercado de trabalho.
Assim o projeto se consolida como principal impulsionador da transformação humana, social e territorial.
Histórico do Acidum
O Laboratório Acidum surgiu em 2008 na cidade de Fortaleza (CE), com a exposição “Entregue às Moscas” no MAC - Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Já em 2010 teve sua segunda realização no CCBJ – Centro Cultural Bom Jardim com o festival Além da Rua.
Em 2011 o coletivo foi convidado para a região do Cariri (CE), no SESC Crato, realizando assim sua terceira ação. Já em 2012 o grupo passou por mais uma cidade do estado, desta vez o coletivo chegou em Itapipoca.
Sua primeira experiência fora do Estado aconteceu em 2013, com a participação no Mamam do Pátio - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães no Pátio em Recife (PE) e logo em seguida voltou a Fortaleza com o Ateliê Acidum no Projeto Babélicos.
O segundo grande desafio do projeto foi abraçar outros estados, entendendo que o poder da arte urbana e as suas vertentes inseridas nas demais capitais do Brasil, em 2014 o grupo recebeu o convite de viajar até o Rio de Janeiro, participando da intervenção artística no SESC Rio.
Já em 2015 o Laboratório Acidum volta a capital cearense com sua quinta atuação, desta vez o local escolhido foi o North Shopping – Fortaleza com o Projeto Ações de Arte.
Continuando a trajetória das ações múltiplas o Laboratório, volta à cidade do Recife (PE) em 2016, participando da Mostra Cultural RS, no mesmo ano o coletivo recebeu a proposta de conhecer o norte do país passando por Alter do Chão em Santarém (Pará) no Festival das Águas, e na cidade de Gotazkaen em Belém. Em 2016 (por o mês), o Lab teve sua primeira viagem internacional, visitando o Centro Cultural Brasil em Cabo Verde (Praia - Cabo Verde).
No ano de 2017, o Laboratório volta ao Brasil participando da Semana de Arte Urbana – SAU, no Porto Iracema das Artes, equipamento do Instituto Dragão do Mar em Fortaleza.
Suas últimas participações foram realizadas já neste ano (2018), voltando a Cabo Verde, na região da Ilha do São Antão.
O Laboratório Acidum - Escola de Arte Urbana do Ceará é uma parceria com o Instituto Povo do Mar, realizado através do Coletivo Acidum com apoio do Edital Escola de Cultura - Escolas Livres de Formação Artística e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Acompanhem nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook - https://www.facebook.com/laboratorioacidum
Instagram - https://www.instagram.com/laboratorio_acidum
Flickr - https://www.flickr.com/people/165100698@N08/?rb=1
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem