Edital

Edital Escolas da Cultura - 2016

Escola de Artes e Ofícios do VIDANÇA

Descrição curta

No Vidança os jovens participam, diariamente por três horas, de uma série de atividades que não se repetem nos dias seguintes, perfazendo um programa de 15h/aula por semana, dentro de um conteúdo enriquecedor de atividades culturais.
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Inscrições abertas de 13/11/2017 a 12/11/2020 às 00:00

Descrição

O projeto proposto para este edital refere-se à continuidade das atividades voltadas à linguagem da dança da Escola de Arte e Ofícios do Vidança, uma das vertentes de atuação da Escola, mantendo o benefício das aulas gratuitas para 200 beneficiados entre crianças, jovens e adultos do Bairro Vila Velha. A Escola de Artes e Ofícios do Vidança é um espaço de pesquisa, criação e ensino da dança. Como extensão também realiza o ensino de ofícios, que de início foram vinculados às Artes Cênicas e hoje se ampliou para profissionalizar homens e mulheres que possuem vínculos familiares ou afetivos com as crianças, adolescentes e jovens aprendizes da dança. O Vidança é uma entidade sem fins lucrativos, com utilidade pública municipal e estadual, registrada no COMDICA, tendo também o certificado do CMAS (Certificado Municipal de Assistência Social). A Escola, mesmo oferecendo há trinta e cinco anos, de forma gratuita, o ensino da dança para crianças, jovens e adultos da comunidade do Vila Velha, não tem ainda um apoiador financeiro fixo, e para manter suas atividades participa de editais e seleções estaduais e nacionais. O Vidança atua em uma área de graves índices de pobreza, violência, prostituição e uso de drogas, além de sub-moradias e desemprego endêmico, o que resulta muitas vezes a saída das crianças da escola para ajudarem no sustento da família. Para tentar mudar esta realidade, o Vidança realiza também um trabalho especial junto às mulheres, mães ou responsáveis pela manutenção das crianças, independente do laço familiar, para gerar qualificação, ocupação e renda por meio da confecção dos figurinos dos espetáculos. Ao longo do tempo, foi-se percebendo que a ação de inclusão produtiva destas mulheres, pelo projeto, permitiu muitos outros ganhos como a partilha de experiências, o resgate de valores humanos, assim como o fortalecimento dos laços de afetividade entre as crianças e suas responsáveis. E assim foi crescendo a participação das “mães” no projeto, levando à implantação sistemática de ações voltadas aos trabalhos manuais, agora não mais para garantir a confecção dos figurinos, mas para agregar de modo permanente a inclusão delas na Escola. Assim, o Vidança tem atuado junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos em cursos de consciência corporal, além de proporcionar-lhes momentos de vivência por meio da dança. O projeto desenvolve uma ação educativa intergeracional, dentro de uma estrutura participativa e dialogada, usando sempre materiais recicláveis, e valorizando a produção criativa local. Hoje, a Escola disponibiliza gratuitamente inúmeros cursos e oficinas, englobando várias linguagens artísticas, que de alguma forma conectam saberes e potencializam resultados, gerando oportunidades, formação artística e educacional, resgatando valores e auto-estimas. A atuação do Vidança promove uma constante integração da arte, cultura e educação, realizando um trabalho de desenvolvimento de uma estética própria, fruto da experimentação continuada, que resulta uma iniciativa inovadora no esforço de formação profissional de jovens para a dança, permitindo uma preparação mais ampla para o exercício da cidadania, e o enfrentamento dos desafios profissionais e da vida em sociedade. Os valores aplicados na formação destes jovens, leva em consideração a necessidade do empoderamento destes em suas vidas, portanto, a construção dos conteúdos nas oficinas se dá de forma colaborativa e dialogada, valorizando a autonomia, a criatividade e a experiência individual de cada jovem. O projeto de formação realizado pelo Vidança tem como base a experimentação artística, que resulta em novas fronteiras estéticas e de linguagem, sempre buscando o processo de construção natural de uma visão crítica e ativa dos jovens. Para permitir que a proposta seja a mais abrangente possível, democratizando o acesso do maior número de pessoas ao produto cultural do projeto, o Vidança realizada ensaios abertos e apresentações em espaços públicos de grande circulação, contribuindo para a formação de platéia e a agitação do mercado da cultura de Fortaleza. Desta forma, a Escola garante o cumprimento do direito pleno à cultura, respeitando a diversidade étnica, de gênero e de idade, promovendo a convivência, pela arte, dos mais diversos grupos sociais.

NÚCLEOS DE TRABALHO DO VIDANÇA

No Vidança os jovens participam, diariamente por três horas, de uma série de atividades que não se repetem nos dias seguintes, perfazendo um programa de 15h/aula por semana, dentro de um conteúdo enriquecedor de atividades culturais. Funciona nos três turnos e segmenta o nível dos alunos em três estágios: iniciantes, intermediários e avançados. A Escola envolve também os pais, responsáveis e pessoas que possuem vínculos afetivos com as crianças e adolescentes, em uma linha de intergeracionalidade, ampliando a ideia de família e valorizando os laços de afeto, que muitas vezes são mais presentes que os laços familiares. Raros são os casos em que o menino ou a menina estão sob o mesmo teto com pai e mãe sanguíneos e desfrutam de uma estrutura familiar padrão. Em sua formação, o Vidança oferece as seguintes atividades: ballet clássico (para crianças, adolescentes, jovens e idosos), percussão, curso de corte e costura, carpintaria, danças urbanas, capoeira, biblioteca comunitária, criações literárias, criações viso-manuais e curso de formação profissional, além de aulas periódicas de flauta e violão.

DETALHAMENTO DOS NÚCLEOS

NÚCLEO DE DANÇA

O estudo dirigido em Dança, promovido pela Escola se assenta no resgate das brincadeiras de infância e da cultura local, que traz evidentes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens. Objetivos e conceito - adquirir a técnica biomecânica como base para desenvolver com mais facilidade e perfeição as diversas modalidades de dança, a disciplina corporal e mental, possibilitando o desenvolvimento do corpo em tempo e espaço, através de exercícios de chão, barra e centro, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e leveza. Modalidades - Ballet Clássico, Dança Criativa, Dança Contemporânea, Danças Dramáticas, Danças Urbanas, Danças Circulares, Criação Coreográfica, Dança Funcional. Extensão desta ação – são oferecidas aulas de consciência corporal para a comunidade, para as mães e pessoas com vínculos afetivos com as crianças e adolescentes, sendo trabalhados temas reais da vida da comunidade.

NÚCLEO DE MÚSICA

Objetivos e conceito - permitir a expressão do grupo familiar envolvido na Escola, e a participação da comunidade em ações abertas que permitem a aproximação com a música e suas possibilidades de manifestação. O projeto trabalha a percussão, com desdobramento em carpintaria e os ofícios manuais, também dentro de uma concepção de artes visuais.

TAMBATUQUE DO VIDANÇA

Grupo de percussão formado por crianças e jovens da comunidade do Vila Velha, que trabalha a expressão artística musical destes jovens, e promove a inserção da comunidade no ambiente amplo das apresentações artísticas. O grupo Tambatuque do Vidança realiza a música cênica dos espetáculos de dança da Escola e atua de forma lúdica no projeto Cortejos Literários, aproximando a música da literatura.

PERCUSSÃO E CARPINTARIA

O grupo de percussão Tambatuque possui autonomia como grupo artístico, e portanto desenvolve uma ação de extensão com oficinas de carpintaria, aliando arte e ofícios, em uma formação mais ampla.

OFICINAS DE FLAUTA E VIOLÃO

Estas aulas ainda não se incorporam regularmente no programa artístico educativo da Escola, todavia, oficinas pontuais são disponibilizadas aos jovens da comunidade. A ideia é que estes cursos passem a fazer parte do conteúdo programático regular do Vidança.

NÚCLEO DE LITERATURA

Conceito e objetivos - proporcionar um momento de integração através de dinâmicas de grupo; leitura e análise de textos com temáticas históricas, literatura de cordel, culturais e de ficção, como estímulo ao raciocínio lógico, percepção espacial e temporal através de atividades com textos, contos e cenas que têm como objetivo reforçar o sentido de ética e cidadania.

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Ambiente que trabalha a formação da prática da leitura entre os jovens e famílias atendidas pelo projeto, bem como de toda a comunidade no entorno da Escola. A partir da existência da biblioteca, algumas ações foram criadas para potencializar a leitura e servir de subsídio para o processo criativo, são elas:

• CRIAÇÃO LITERÁRIA – voltada para a teoria dos repertórios clássicos e da cultura popular. Trabalha a nomenclatura do ballet clássico, promovendo o conhecimento de todos os passos do ballet, estudo do mecanismo, dos movimentos, pronúncia dos termos técnicos. As posições são desenhadas, pintadas e bordadas de forma lúdica. Dependendo da evolução cognitiva ela vai ampliando seu formato de expressão e aplicação dos seus conhecimentos.

• CONTAÇÃO DE HISTORIAS – CORTEJOS NAS CALÇADAS - ações desenvolvidas como parte da prática de incentivo à leitura. Elas envolvem um diálogo entre literatura e dança, música (percussão) e cena teatral (cortejo).

NÚCLEO DE ARTES MANUAIS

Objetivos e conceito - incentivar o aluno na manipulação de materiais recicláveis, proporcionando o desenvolvimento livre de sua motricidade e capacidade criativa através da confecção de bordados, fuxicos, desenhos, colagens, recortes, esculturas, pinturas, que em grande medida são produzidos vinculados às tematizações dos espetáculos.

Projeto RETALHOS DA VIDA – GRUPO INTERGERACIONAL

Promove encontros para a troca de saberes entre as gerações, como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares e afetivos das crianças, adolescentes, jovens e adultos. O diálogo intergeracional tem sua forma consciente, fundamental para a elevação da autoestima de cada um e para selar o compromisso com a comunidade. Participam do grupo intergeracional homens e mulheres da comunidade, mães e demais pessoa com vínculos com as crianças, adolescentes e jovens, atendidos pela Escola.

NÚCLEO DE FORMAÇÃO e PROFISSIONALIZAÇÃO VIDANÇA

Envolve todas as ações supracitadas, enlaçando-as em um contexto formador, que tem como desdobramento fundamental a profissionalização em Dança. As crianças e adolescentes que são alvo dessa ação assistem às aulas que são ministradas pelos bailarinos da Companhia Vidança, que também são os professores da Associação Vidança. O Núcleo assume a direção de todos os trabalhos da Associação, formatando toda a produção de cultura e saber na área, criando também uma ambiência educativa de construção da arte. Também há o desenvolvimento da formação destes jovens na perspectiva de que eles, ao se tornarem adultos, se tornem nos bailarinos e professores da Escola. O Vidança, com suas atividades voltadas para a dança, percussão e ofícios manuais, busca a profissionalização da comunidade, viabilizando o desenvolvimento psíquico-afetivo e cognitivo familiar.

INSTALAÇÕES FÍSICAS DA ESCOLA: A instituição conta com (01) recepção, (01) biblioteca comunitária com acervo de 2.180, neste espaço e na área externa acontecem as oficinas de leitura (01) secretária, (02) salas de dança, (01) sala de figurinos, (01) sala de costura, (01) refeitório, (01) cozinha, (01) Carpintaria (01) Almoxarifado, (01) dispensa, (03) banheiros e (01) área de serviço.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Instituto Vidança

Associação Privada sem fins lucrativos que promove Inclusão Social por meio da Dança, Literatura, Artes Manuais, Música e Economia Criativa.

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