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Descrição
Escola de Dança de Paracuru foi fundada em maio de 2003 e tem como missão formar bailarinos, capacitar coreógrafos e arte educadores. Suas ações são desenvolvidas prioritariamente junto às classes populares, visando ampliar o universo cultural e social de crianças e jovens e contribuir na construção de alternativas de vida e suas visões de mundo.Seu projeto pedagógico é compatível com os cursos de formação em dança atuantes no país, com duração de oito anos e carga horária de 4.040 horas/aula, divididos em três módulos distintos, com terminalidade obrigatória para o módulo subsequente. Assim divididos:
Módulo 1 Iniciação a Dança: com 560 h/a, proporciona a 100 crianças e adolescentes o contato com a dança e com as artes, com o criativo e com o lúdico. Tem como objetivo incentivar
a criatividade, o conhecimento das danças, da cultura popular,
desenvolver a psicomotricidade de crianças através da iniciação as danças codificadas e discutir questões sociais, ambientais e de direitos. Através de oficinas sócias educativas, colocar em discussão temas atuais, tais como: sustentabilidade, drogatização, sexo e gravidez na adolescência, cidadania, igualdade de gênero, afetividade, bullying e cultura de paz. Nesse módulo são disponibilizadas 15 vagas para alunos com deficiência físico/motora, visual, auditiva, mental e síndrome de Down, como forma de inclusão.
Módulo 2 Curso de Formação: contando com 2.240 h/a de disciplinas práticas e teóricas, realiza a formação de 60 bailarinos, tendo como matriz tecnológica o Método Vaganova de ensino da Dança Clássica, adaptado as condições corporais e multiculturais do homem brasileiro através de metodologia formulada na Escola de Dança de Paracuru para corpos de compleição multirracial, associando-o a técnicas de Dança Moderna, ao Contato e Improvisação, a Dança Contemporânea, apoiadas pelo Sistema Labam de Análise do Movimento, relacionando-os a conhecimentos históricos, anatômicos, cinesiológicos, da cultura popular e regional.
Módulo 3 Curso Técnico: com 840 h/s aula e 200 horas de estagio supervisionado, tem como principal objetivo pensar a dança como pesquisa, ensino, criação e fruição.
O projeto pedagógico da Escola de Dança de Paracuru busca possibilitar, também, o acesso a conhecimentos diversos, tais como: novas tecnologias através da inclusão digital, noções de línguas estrangeiras, oficinas de maquiagem cênica, de confecção de figurinos, iluminação e adereços. Dentre estas ações promove anualmente “O Seminário de Dança de Paracuru”, ocasião onde são convidados professores, coreógrafos, pesquisadores e pensadores, com o intuito de estimular a reflexão e a crítica.
Seu projeto político busca tecer redes colaborativas que possibilitem um maior desenvolvimento cultural e afirmação
da cidadania. Nesse sentido, a Escola de Dança participa de eventos, fóruns, conselhos e de outros espaços de diálogo. Promove o “Fórum de Cultura de Paracuru”, associação comunitária que reúne artistas e produtores culturais da cidade, com o objetivo de contribuir na formulação de políticas públicas
e de novas ações e estéticas para as artes cênicas.
Visando democratizar o ensino da arte em camadas menos atendidas da sociedade, a Escola de Dança de Paracuru viabiliza aos seus alunos: transporte, lanche, uniformes de prática cênica, uniforme de circulação, mochila, sapatilhas, material didático e figurinos de apresentações para todos os alunos; almoço e material de higiene pessoal para os alunos semiresidentes.
A Escola conta com 220 educandos e 12 educadores, em um modelo de gestão compartilhada, democratizada, que resulta em processos pedagógicos que estimulam a autonomia e a solidariedade. Os mais experientes contribuem no processo de socialização das ações formativas como monitores.
ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU
DIREÇÃO ARTISTÍCO/PEDAGÓGICA: Flávio Sampaio
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Miliane Moura
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: Daniele Coelho
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Leda Sampaio
COORDENAÇÃO DE PROJETOS: Alex Santiago
PROFESSORES RESIDENTES:
Alex Santiago
Eduardo Teixeira
Flávio Sampaio
Jocasta de Castro
Jamerson Renan
Joab Tafarel
Lairton Freitas
Miliane Moura
Natanny Dheinny
Rochele Conde
Romário Santiago
Wanderson de Sousa
MONITORES:
Lucas Matos
Priscila Castro
Rodrigo Matos
Tiago Mendes
PROFESSORES CONVIDADOS:
Alexandre Veras / Alpendre
Anne Cecilli Massoni / Universidade de Poitiers – França.
Andréa Bardawil / Curso Técnico de Dança do Ceará.
Carlos Simioni / Lume Teatro - Universidade de Campinas-SP.
Cássia Navas / Universidade de Campinas-SP.
Catherine Legrand / Les Carnets Bagouet – França.
Daniele Flor / Balé da Cidade de Natal.
Fábio Giorgio / SEBRAE – Ceará.
Irene Orazem - Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Isabelle Pitta / Universidade Federal de Alagoas.
Julie Nioche / Conservatório Nacional de Dança de Paris – França.
Lia Rodrigues / Companhia de Dança Lia Rodrigues.
Marcos Campos / Universidade Federal do Ceará.
Marina Carleial / Colégio de Dança do Ceará - Universidade do México.
Marisa Bucoff - Balé da Cidade de São Paulo.
Martin Heslop / Instituto Laban de Londres.
Mateo Molles / Conservatório Real da Bélgica.
Michelle Latini / Centro Coreográfico da Baixa Normandia – França.
Minna Touvinen – Finlândia.
Nora Esteves / Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Patricia Manata, Lourenço Marques / Companhia Suspensa - Belo Horizonte.
Paula Águas / UniverCidade - Rio de Janeiro.
Paulo Caldas / Universidade Federal do Ceará.
Regina Advento / Pina Bausch Ballet de Wupertal – Alemanha.
Regina Miranda / Instituto Laban de Nova York.
Rosa Primo / Universidade Federal do Ceará.
Rooselvet Pimenta / Balé Cidade de Natal.
Sylvain Prunenec / Les Carnets Bagouet – França.
Steven Happer – Suíça, Rio de Janeiro.
Silvina Szperling / Escola Internacional de Cinema de Buenos Aires – Argentina.
Thereza Rocha / Universidade Federal do Ceará.
Toulla Limniaios / Goethe Institute - Berlim - Alemanha.
Vanilton Lakka / Universidade Federal da Bahia.
Vera Aragão / Teatro Municipal do Rio de Janeiro.