As informações deste registro é histórico gerado em 25/11/2020 ás 09:48:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
O C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo foi fundado entre os anos de 1965 e 1966, por incentivo
do Pai de Santo “Chico Ariolino”e de José Maurício (até então somente conhecedor
e adepto da umbanda sagrada). Em fevereiro de 2015, Pai Jefferson o neto biológico
e herdeiro por direito de Mãe Deíde, já iniciado dentro do candomblé desde de 2001, deu passagem ao seu mentor espiritual, na umbanda sagrada.
Email: jeffersonfelixandrade7@gmail.com
Telefone Público: (85) 99012-0193
Endereço: Rua Mateus Lemos, 1297 , Granja Portugal, 60540-805, Fortaleza, CE
CEP: 60540-805
Logradouro: Rua Mateus Lemos
Número: 1297
Complemento:
Bairro: Granja Portugal
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
Centro Espiritual de Umbanda Pai Jacob e Vira MundoMEIO SÉCULO DE EXISTÊNCIA
O C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo foi fundado entre os anos de 1965 e 1966, por incentivo do pai de santo conhecido como “Chico Ariolino” e do Sr José Maurício (até então somente conhecedor e adepto da umbanda sagrada). Recebeu esse nome por ser as entidades guias de José Maurício (conhecido como Padrinho Zé) e sua esposa Aldeide Félix (conhecida como Mãe Deíde do Caboclo Vira Mundo). Durante sua existência, a casa teve dezenas de filhos de santos, inúmeros frequentadores, conquistando às duras pena o respeito e admiração da população até onde a mesma é localizada. Teve por várias décadas Mãe Deíde do Caboclo Vira Mundo e como pai de santo seu esposo Padrinho Zé, que juntos lutaram com fé para seguir a Umbanda Sagrada com respeito e dignidade. Iniciou e desenvolveu muitos médiuns sob os cuidados de seus condutores, alguns desses desenvolvidos ou iniciados seguiram suas vidas também no caminho da umbanda, abrindo suas casas e perpetuando assim a casa que lhes iniciou. O casal sempre passou para seus filhos de santo seriedade na religião, a prática da caridade e o cumprimento com as obrigações e deveres que cabem aos mesmos.
Em fevereiro de 1996 o C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo perdeu um de seus condutores – Padrinho Zé, o que levou a alguns pensarem que o templo fecharia suas portas. Mesmo sentindo a falta do companheiro e colaborador a Mãe de Santo prosseguiu com as portas de sua casa abertas, honrando assim o compromisso com suas entidades e consigo. Porém em outubro de 1999, o C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo perde sua condutora e este fato veio a abalar profundamente seus filhos. No entanto, os filhos se reuniram, e assim decidiram pela sua continuidade. Então após o período de três meses enlutado, a filha da casa “Mãe Salete da Mãe Cassiana” passou a conduzir C.E.U. Pai Jacob e Vira Mundo com muito amor, respeito e dedicação. A mesma conduziu a casa no período 2000 até 2012, após esta mesma ter resolvido por entregar o cargo. Houve um tempo de indecisões em que levaria essa bandeira a diante, passando um pequeno tempo sem ter atividades abertas ao público, mas sendo zelado, respeitado e tendo todas as obrigações internas realizadas. Até que em fevereiro de 2015, quando o neto biológico e herdeiro por direito de Mãe Deíde, já iniciado dentro do candomblé desde de 2001, Pai Jefferson do Rei das Sete Encruzilha, da deu passagem ao seu mentor espiritual, iniciando assim seu processo de evolução dentro da Umbanda Sagrada, recebendo seus preparos através de seu Pai de Santo Valdo Lopes do Preto Velho da Mata Escura (filho mais antigo da casa), vindo a receber do guia chefe da casa “Caboclo Vira Mundo”, a incumbência de dar
prosseguimento a sua casa.
Assim sendo, Pai Jefferson do Rei das Sete Encruzilhada, sentindo-se honrando e privilegiado procura manter as raízes plantadas por seus avós nos dias de hoje.