As informações deste registro é histórico gerado em 20/10/2020 ás 22:30:02.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cia. Teatral Blefes e Meketrefes do País Uiraponga

Cia. Teatral Blefes e Meketrefes do País Uiraponga, desde 1999 parafraseando espetáculos de contos de fadas renomados nacionalmente. O grupo reside em Uiraponga, distrito de Morada Nova e até hoje está ativo animando por onde passa.

Descrição

A Cia. Teatral Blefes e Meketrefes do País Uiraponga (do distrito de Uiraponga) surgiu em 1999, a partir de um projeto da Secretaria Municipal da Educação do município de Morada Nova, de levar ao campo a formação de grupos e de plateia nas comunidades. Contudo o projeto foi inserido dentro das escolas, formando atores e consequentemente criando espetáculos para serem apresentados ao público.
Na primeira formação teve como nome escolhido pelos alunos-atores de Utopia. Um ano após com a extinção do projeto por parte da Secretaria, o grupo continuou seus trabalhos, o nome antigo chegou também a ser extinto pelo próprio grupo, e em concurso foi escolhido o novo e atual nome Cia. Teatral Blefes e Meketrefes do País Uiraponga. Foram muitos os espetáculos de autores remonados já montados pelo grupo, como A Chegada de Marculino no Purgatório, A Revolta dos Brinquedos, Sol Lá Se Me Tocar, Os Saltimbancos, O Macaco Malandro, O Rapto das Cebolinhas, Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho; entre outros textos autorais como O Amor Prevaleceu, O Cravo e a Rosa, Um País Chamado Brincolândia, Um Vale Encantado, Passarim O Futuro de Lady, Um Mundo Ideal, Cinderela às Avessas. No cenário teatral do Vale Jaguaribe o grupo já montou mais de 100 espetáculos, uns com produções pequenas e outros com produções maiores.
Hoje como Cia. independente, contamos com uma equipe de mais ou menos 20 pessoas, entre atores e produtores, e fazemos parte do Movimento Teatral do Vale do Jaguaribe, movimento este que tem como objetivo a fomentação do teatro no vale, a partir de encontros trimestrais e itinerantes realizados em municípios diversos que compõem o nosso Vale do Jaguaribe. Nestes encontros fazemos a circulação de nossos espetáculos, e entramos em um ambiente de formação e debate sobre o panorama teatral de nossa região.

Vídeos