As informações deste registro é histórico gerado em 06/08/2018 ás 22:46:24.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
O grupo La Semilla Brasil reúne as produções artísticas das cantoras e instrumentistas Amanda Nunes, Catherine Furtado, Eliahne Brasileiro, Fernanda Brasileiro, Lenina Silva e Jéssica Brasileiro. O grupo apresenta ao público um repertório que revela a musicalidade brasileira e passeia pelos sons latinos, africanos enfatizando os batuques, a música nativa, as variadas línguas e dialetos.
Email: lasemillabrasil@gmail.com
Endereço: Rua São Manoel, 1993 , Vila Manuel Sátiro, 60713-750, Fortaleza, CE
CEP: 60713-750
Logradouro: Rua São Manoel
Número: 1993
Complemento:
Bairro: Vila Manuel Sátiro
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
A palavra “semilla” – semente, em castelhano – provém de dialeto antigo pertencente ao legado da sociedade andina ancestral. É a parte do fruto que posto em condições adequadas, dá origem a uma nova planta que ao fecundada e cultivada com cuidado, poderá trazer outros frutos.O La Semilla Brasil iniciou suas atividades em 2016, a partir de ensaios experimentais entre as musicistas Amanda Nunes e Lenina Silva, a cantora compositora Eliahne Brasileiro e a percussionista Fernanda Brasileiro. Jessica Brasileiro, bailarina e instrumentista, vem somar em 2017. Em 2018, Catherine Furtado, percussionista, junta-se ao grupo.
Ainda em 2018, o La Semilla Brasil contou com a honrosa participação da trompetista e atriz circense Ana Bernarechi durante a festa do carnaval.
Da partilha das experiências adquiridas ao longo de suas carreiras as artistas apostam na ideia das fusões de seus repertórios, cuja base rítmica tem origem nas esferas embrionárias afro ameríndias.
O show "SEMILLA", cujo repertório é essencialmente dançante, traz arranjos elaborados coletivamente, e é composto pelo diálogo entre estilos e gêneros musicais tradicionais, como xote, baião, coco, ciranda, maracatus, jongo, lundu, carimbó, salsa, huayño, chacareras, etc... e suas transversalidades.
SOBRE AS INTEGRANTES:
Amanda Nunes.
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará, instrumento complementar Violão. Como professora, musicista e pesquisadora, vem atuando nas áreas de Musicalização, Violão, Percussão Popular, Percussão Corporal, Canto Coletivo, Contação de Histórias em escolas de educação básica, projetos sociais, escolas de música, festivais, companhias e grupos artísticos no Ceará. Atualmente é professora de musicalização infantil na escola de arte, cultura e tecnologia Casa de Vovó Dedé; integra o Duoal, com Lenina Silva; o grupo La Semilla Brasil, o Coletivo Nós Voz Elas, e o grupo de choro Flor Amorosa.
Catherine Furtado
Professora, Baterista e Percussionista.
Professora do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação Brasileira no Eixo Ensino de Música pela UFC (2017); Mestra em Educação Brasileira - FACED / UFC (2013), e Graduada pela UFC (2010). Ainda traz outras graduações no extenso currículo.
É Coordenadora e Regente do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada - UFC. Integrou-se ao Grupo La Semilla Brasil em 2018, trazendo na bagagem sua valorosa experiência na área de música, educação musical e etnomusicologia, com ênfase em Práticas Percussivas a cultura do Musical do Maracatu Cearense.
Eliahne Brasileiro
É uma cantora autoral e intérprete, com 27 anos de carreira. Sua trajetória é reconhecida por participação e shows em eventos junto a movimentos sociais, seminários, congressos, feiras, com repertórios voltados para os vários estilos e elementos que compõe a música brasileira e latino americana. Estudou Canto Popular no Espaço Cultural Kaleidos / São Paulo (extinta), foi coralista durante cinco anos, adquirindo capacitação para facilitar oficinas de preparação vocal, função que exerce há 16 anos, formando grupos de canto e coral infantil.
Fernanda Brasileiro.
Graduada em Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem formação em Música pela Orquestra Nordestina (Projeto de Formação Musical Grupo Pão de Açúcar). Na área de música, atua como percussionista e atualmente é Regente de Bateria do Maracatu Solar, em Fortaleza/CE. Atua ainda nos campos de pesquisa da cultura musical afro-brasileira e folclore cearense.
Jessica Brasileiro.
Graduada em Publicidade pela Faculdade Católica do Ceará, bailarina Técnica em Danças (Porto Iracema das Artes), Tem ainda formação Técnica em Música pela Orquestra Nordestina (Projeto Formação Musical Grupo Pão de Açúcar). É idealizadora do Eba! Espaço Brasileiro de Artes, no qual é professora de dança. Também se dedica a estudos e pesquisas voltadas para as danças regionais e atua nas áreas de produção cultural e música.
Lenina Silva.
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), instrumento complementar violão. Atuou como professora de Música no Ensino Fundamental em escolas de Educação Básica, e em projetos sociais no Estado do Ceará. Realizou oficinas nas áreas de Canto em Grupo e Percussão Corporal na cidade de Fortaleza-CE, para públicos de todas as idades. Atualmente, é responsável pelo projeto de ensino de Música intitulado Corpo & Música, no Instituto Dr. Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância. É integrante do grupo La Semilla e compõe o Duoal (duo Amanda Nunes e Lenina Silva), desenvolvendo trabalhos e pesquisas nas áreas de Música, Educação Musical, Arranjo Musical, Contação de histórias e Performance.
Algumas apresentações realizadas:
2018
Evento: CIRANDA DE MULHERES - PROJETO ELAS POR ELAS
FESTIVAL VIDA E ARTE -50 ANOS JORNAL O POVO - Fortaleza
XIV FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR - Crateus/CE
Evento "AGORA SÃO ELAS" (Coletivo Nós Voz Elas)
CARNAVAL DE FORTALEZA 2018 (Praça da Gentilândia)
BOM DE FORTALEZA (Pólo Cultural Sargento Hermínio).
2017
VILA SONORA - AQUIRAZ (Realização Associação Cultural Solidariedade e Arte-SOLAR)
XIII FEIRA AROECOLOGICA EM CRATEÚS;
ANIVERSÁRIO 50 ANOS CÁRITAS ARQUIDIOCESANA - Fortaleza;
PROJETO BOM DE FORTALEZA (Prefeitura de Fortaleza):
- Praça Argentina Castelo Branco (Bairro de Fatima);
- Pólo Cultural Rodolfo Teófilo;
- Praça dos Leões (Centro)
- Praça Paulo Benevides (Messejana);
2016
EVENTO "MULHERES PELA DEMOCRACIA" - Praça da Gentilandia - realização: Movimentos Sociais e sindicais.
Vídeos
-
Lundu Marajoara (Dominio Público)
-
Coco Enlatado, de Orlangelo Leal (vídeo promocional)
-
Uirapuru (Waldemar Enrique)
-
Plexo (Eliahne Brasileiro)
-
Coco Enlatado, de Orlangelo Leal - chamada pra show
-
Canción Y Huayno, de Mauro Nuñes y Orlando Rojas - chamada para show
-
Coco do Norte (Lenine), Carnaval de Fortaleza 2018
-
Fitiço Di Funana, de Don Kikas e Lura (por La Semilla Brasil)
-
YE-PA - A Deusa da Criação (Autoria: (Marlon Brandão/João Melo/ Eder Lima) Toada de Boi Bumbá - Boi Garantido
-
É de Bambaliê, maracatu de Raimundo Alves Feitosa (Festival Vida e Arte)