As informações deste registro é histórico gerado em 02/10/2020 ás 23:55:45.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Lucas Vidal, candomblecista, cantor, compositor, percussionista, educador em temáticas da cultura negra, experiência em danças da cultura tradicional e popular. É integrante do grupo Na Quebrada do Coco (2017). Brincante no Maracatu Nação Fortaleza. Doutorando em Sociologia - UECE.
Email: lucasvidalmoraes@gmail.com
Endereço: Rua Aurora, 31 , Benfica, 60040-400, Fortaleza, CE
CEP: 60040-400
Logradouro: Rua Aurora
Número: 31
Complemento:
Bairro: Benfica
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
Lucas Vidal, cantor, compositor, percussionista, produtor cultural, realizador afro-religioso, educador em temas da cultura negra, tem vivência em danças da cultura tradicional e popular (coco, ciranda, maracatu cearense, tambor de crioula). Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2014). É Mestre em Sociologia (2017), atualmente Doutorando na mesma área pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UECE. Membro do Coletivo Malombe, que desenvolve ações de enfrentamento ao racismo na periferia de Fortaleza, principalmente nos bairros Genibaú, Planalto Pici e Jangurussu.PRODUTOR CULTURAL, realizou a produção, articulação e assessoria de comunicação do evento anual CARURU DE OYÁ (8ª edição), evento promovido pelo Restaurante e espaço cultural Ajeum de Oyá, CE, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, sendo parte do calendário afro-religioso em devoção a Orixá Iansã, no mês de dezembro; FOGUEIRA DE AXÉ (3ª edição): realizou a produção, articulação e assessoria de comunicação do evento promovido pelo Acarajé da Nega Pérola em alusão ao São João. Realizou a produção e assessoria de comunicação do evento anual SAMBA DE SÃO JORGE, evento que ocorre no Mercado dos Pinhões, promovido pelo Restaurante e espaço cultural Ajeum de Oyá, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
EDUCADOR EM CULTURA NEGRA, ministrou oficina sobre juventude negra e empoderamento no CITS Santa Terezinha, para o projeto NAPAZ Vicente Pinzon (2017); Realização de Mapa Afetivo: Juventude e Território para o projeto NAPAZ – Genibaú (2018); Ministrou oficina de Ancestralidade de Cultura Negra para o projeto NAPAZ – São Miguel/ Curió (2019); Facilitou oficinas e vivências de coco de roda nos seguintes espaços: IV Semana de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (2014), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docências – PIBID Teatro/Dança – UFC (2018); Escola Kubata de Arte e cultura negra – Genibaú (2019); Desenvolve pesquisa sobre corporeidade negra na diáspora, através da investigação da história de Burra Preta, personagem relevante da história da Praça do Ferreira (Centro).
CULTURA POPULAR, produção, articulação e realização do Projeto AS SIMOAS, aprovado no VIII Edital Ação Jovem – Rede Cuca| Prefeitura Municipal de Fortaleza (2019). RODA DE COCO - NA QUEBRADA DO COCO: produção e articulação de rodas de coco mensais onde há o encontro de coquistas da cidade, contribuindo com o fomento e fruição dessa expressão cultural, acontecendo fixamente no Espaço Cultural Ajeum de Oyá – Benfica, Fortaleza; BLOCO RALA COCO (5ª edição): produção, articulação e assessoria de comunicação, é o bloco tradicional de coco de Fortaleza, acontece nas segundas de carnaval na Praça da Gentilândia – Benfica, Fortaleza. Coordenação Geral do Projeto AS SIMOAS - Aprovado no VIII Edital Ação Jovem - Rede Cuca / Prefeitura de Fortaleza, realizado na Floresta do Curió (2019). Participa como brincante do MARACATU NAÇÃO FORTALEZA.
AUDIOVISUAL - Omolu, nos dê licença, exibido no I Festival Cultura Dendicasa (2020) - direção de fotografia: Lucas Vidal; Ajeum de Oyá (2020) - exibido no Festival Latinidades Pretas (2020) - direção Lucas Vidal e Lucas Limeira;