Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
O projeto Shamaia teve ínicio em 2013 com a sede na r. José buson, 444, Alto da Balança em reuniões, encontros, e apresentações artísticas de pessoas da comunidade, ativistas das artes e do meio ambiente. Sabendo que o Bairro Alto da balança, Aerolândia são bairros que se encontram muitos músicos e artistas sendo um celeiro de artistas e pessoas dos mais variados talentos.
A principio encontros espontâneos que logo passaram a ser oficiais ampliando o numero de pessoas que passaram a se encontrar na casa Shamaia, acontecendo encontros, roda de conversa, oficinas, worshop, palestras, meditações, encontros xamânicos, cine club, pizzaradas, permacultura, agroecologia, gastronomia, apresentações, oficinas e bate papo sobre arte, dança, poesica, teatro, artes marciais, e Principalmente Música.
Sendo reconhecido pela SECULT como ponto de cultura a Casa Shamaia veio movimentando o cenário artístico da comunidade, Alto da Balança, movimentando encontros especiais entre artistas moradores da comunidade , potencializando assim o fazer artístico, inspirando jovens, adultos e pessoas da melhor idade, contribuindo na difusão da permacultura (educação ambiental), instigando ampliando as composições autorais dos músicos, incentivando novos artistas e ativistas do meio ambienta e as comunidades perifericas. Possibilitando o desenvolvimento criativo e a troca de saber da comunidade, o saber popular, consciência ecológica e artística para esta e as futuras gerações
Descrição
Sendo ponto de encontro de pessoas da comunidade, artistas, movimentos sociais, compositores em arte da comunidade Alto da Balança, Aerolândia e Villa Lagamar. Acontecendo assim encontros artísticos entrecompositores de música autorais da região, pessoas de outras comunidades e artistas que já apresentam no cenário artístico da capital. Ponto de cultura reúne amantes das artes fazendo acontecer encontros, oficinas, bate papo, workshop, palestras, apresentações artísticas, educação ambiental, intervenções ecológicas baseado em permacultura urbana, alimentação viva, e arte.
Nos últimos anos o Ponto de Cultura Casa Shamaia veio movimentando o cenário alternativo da cidade de Fortaleza. Encontros especiais entre artistas e pessoas da comunidade, potencializando o fazer artístico, inspirando jovens, adultos pessoas da melhor idade, fortalecendo a cidadania a difusão da educação ambiental baseada em permacultura, assim como a música, poesia, desenho, dança e teatro estimulando a cultura e incentivando novos artistas e ativista do meio ambiente na periferia, possibilitando a criatividade e a troca de saberes na comunidade, a consciência ecológica e artística para esta e as futuras gerações .
O ponto de cultua Casa Shamaia
A certificação como ponto de cultura, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT – CE) onde oi reconhecido como ponto de cultura por meio do chamamento público 01/09 e a integração á rede cearence de cultura viva, por uma comissão avaliadora, composta de forma paritária por membros da Secretaria de Cultura Viva, a qual selecionou o Projeto Casa Shamaia com base no critério do edital, alinhados ás diretrizes e normativas da Lei Estadual de Cultura Viva.
Desde já nos colocamos á disposição e desejamos contribuir com a nossa comunidade e sociedade no que diz respeito a arte, ciência e espiritualidade.
Cordialmente,
Lóis Jerônimo
Fundador do projeto Shamaia