Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Tambor de Crioula é uma dança afro-descendente da cultura maranhense, praticada em louvor a São Benedito, ou o santo negro, considerado padroeiro dos tocadores e brincantes de manifestações culturais e dos tambores de crioula existentes.
Neste contexto, um grupo de amigos(as) reuniu-se para o aprendizado deste folguedo e formou o coletivo Tambor de Crioula Filhos do Sol, batizado há seis anos.
Site: https://www.facebook.com/tamborfilhosdosol/
Email: tambordecrioulafilhosdosol@gmail.com
Telefone Público: (85) 99619-3171
Descrição
Tambor de Crioula é uma dança afro-descendente da cultura maranhense, praticada em louvor a São Benedito, ou o santo negro, considerado padroeiro dos tocadores e brincantes de manifestações culturais e dos tambores de crioula existentes.Neste contexto, um grupo de amigos(as) reuniu-se para o aprendizado deste folguedo e formou o coletivo Tambor de Crioula Filhos do Sol, batizado há seis anos. Desde então o grupo tem realizado vivências e oficinas com o intuito de divulgar e convidar mais pessoas interessadas na brincadeira, bem como tem feito apresentações em diversos eventos de cultura popular no Estado do Ceará.
O grupo também interage com a cena cultural do estado, atraves de parceria com casas e pontos de cultura como o Teatro das Marias e o Grupo de Capoeira Kaiangô, atua ocupando com cultura os espaços públicos da cidade como a Praia de Iracema e Parque das Crianças e dialoga com eventos de importantes causas sociais como enfrentamento da violência contra a mulher e direitos humanos.
Listamos abaixo alguns eventos dos quais participamos:
1. Encontro Sesc Povos do Mar (SESC Ceará)
2. ManiFesta! Festival das Artes (Manifesta)
3. Maloca Dragão – O encontro de todas as tribos (Dragão do Mar)
4. Terreiradas Culturais (Teatro das Marias)
5. Feira da Música (ProDisc)
6. Farol do Mucuripe (Servilost)
7. Conferência de David Harvey (LEHAB UFC)
8. Dia do Folclóre (Estoril SecultFor)
9. Ciranda de Maluco (Mambembe)
10. IV Mostra Petrúcio Maia (SecultFor)