As informações deste registro é histórico gerado em 25/10/2024 ás 10:39:40.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MARACATU NAÇÃO KIZOMBA DE CARIRÉ

MARACATU NAÇÃO KIZOMBA DE CARIRÉ É UM GRUPO CULTURAL QUE TEM COMO OBJETIVO MAIOR DIVULGAR E VALORIZAR A CULTURA POPULAR TRADICIONAL DENTRO DO SEU MUNICÍPIO, PARA QUE ASSIM, POSSA DESPERTAR EM ADOLESCENTES E JOVENS DE NOSSA CIDADE O INTERESSE EM CONHECER ESSA DIMENSÃO E SE RECONHECER COMO ARTISTA.

Email: maracatuhortencia@gmail.com

Telefone Público: (88) 99761-9924

Endereço: AV. DEPUTADO ELISIO AGUIAR, , CENTRO, Cariré, undefined, CE, 62184-000

CEP: 62184-000

Logradouro: AV. DEPUTADO ELISIO AGUIAR

Número: 312

Complemento:

Bairro: CENTRO

Município: Cariré

Estado: CE

Descrição

O maracatu desenvolve-se desde o século XVII e tem seus fundamentos no coração da história da escravidão dos africanos no Brasil. Da saída do Porto Novo, os Portugueses exportavam membros das tribos. Com os escravos vem também os cultos do vudu (Orixá na língua Yoruba) para América do Sul. Misturado com as religiões das tribos da África central desenvolveu-se o Candomblé.
O maracatu em Cariré foi criado em 2009 e inicialmente foi desenvolvido por um grupo de pessoas, entre artistas, pesquisadores da cultural popular local, profissionais da educação e alunos da rede pública municipal de ensino, através do trabalho de pesquisa e estudo do eixo cultura e identidade – Igualdade ética racial (edição selo UNICEF). Inicialmente denominado com o nome de Maracatu Nação Kariré em homenagem ao nome da cidade, sofreu alteração no nome anos depois para Maracatu Nação Kizomba de Cariré, visto a necessidade de uma denominação que remetesse um significado forte e autentico representando a alegria e animação de dançar o Maracatu com uma grande FESTA. Conta com as parcerias da Secretaria da Educação do município, Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, STDS, APAE de Cariré, Associação Cultural Arraiá Mandacaru do Sertão.
Seu principal objetivo é Permitir a continuidade de um fazer artístico e cultural, que tem possibilitados jovens da nossa cidade no estudo e pesquisa da linguagem do maracatu Cearense. Além da manutenção dessa tradição secular de cultura afro-brasileira, representada aqui por meio da percussão, da dança e do canto. Proporcionando o fortalecimento das manifestações culturais desenvolvidas pelo Maracatu Nação Kizomba.

Vídeos