As informações deste registro é histórico gerado em 09/09/2024 ás 22:20:14.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Agente cultural e produtora com uma década de experiência em sua área. Membro do Conselho de Cultura de Quixeramobim e associada à ONG IPHANAQ.
Atualmente, contribui como técnica de cultura no SESC, e estuda Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará.
Email: sarasousao@hotmail.com
Telefone Público: (88) 99814-7324
Endereço: Galeria Holandina 32, Centro, Quixeramobim, CE, BR
CEP: 63800-000
Logradouro: Galeria Holandina
Número: 32
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Quixeramobim
Estado: CE
Descrição
Sara Sousa é uma agente cultural e produtora com uma década de experiência em sua área. Além disso, ela foi membro do Conselho de Cultura de Quixeramobim e é associada à ONG Iphanaq (Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim). A sua formação inclui estudos em Cinema Documental, onde teve a oportunidade de aprender com renomados cineastas brasileiros, com destaque para o organizador Alexandre Veras.Em 2014, participou do processo de montagem da Exposição “O Gabinete das Maravilhas na Casa de Conselheiro” – brinquedos óticos, projeções e videoinstalações. A exposição
compõe-se como instalação artística montada na Casa Antônio Conselheiro, coordenada
pelo artista visual Alexandre Veras, idealizada em conjunto pelos alunos do Projeto
“Patrimônio na tela – Oficinas de História, Linguagem e Prática em Documentário”
(Coordenador Weynes Matos/Iphanaq). A Exposição trabalhou com instrumentos
ópticos, dispositivos eletrônicos e recursos audiovisuais. Eram 3 ambientes diversos
interagindo com os visitantes.
Participou da produção dos documentários "Parque de
Sensações", "Mercado Velho", "A bola, o trem, e o rádio", como assistente de edição durante o processo de formação do curso Patrimônio na Tela.
Em 2015, participou da concepção, montagem e fez monitoria na Exposição Textos peregrinos – Conselheiro e seus manuscritos, instalações sonoras e videograficas sobre os universos das figuras messiânicas e do cangaço.
Cine de 5ª – 2015 / 2016
Exibição de filmes brasileiros, seções gratuitas no Memorial Antonio Conselheiro,
realizadas todas as quinta-feira. Atividade realizada pelo ALGUEIRO – Núcleo de Arte, Pesquisa e Produção.
Ainda em 2015, dirigiu em parceria com a realizadora Mayara Albuquerque o curta Memórias do Bairro, num prestação de serviço a Escola Álvaro Carneiro através do programa Mais Cultura na Escolas, iniciativa do Governo Federal.
Em 2016, coordenou ações na ocupação "Ocupe a Ponte" com trabalhos de formação em arte e esporte, apresentações culturais, proporcionando o acesso á cultura através do trabalho vonluntário, em Quixeramobim.
Também em 2016, coordenou ações na ocupação "MAC" no Memorial Antonio Conselheiro, com oficinas auto - seusem arte e esporte, apresentações culturais em Quixeramobim.
Trabalhou na Ceará Designer - Jóias Artesanais de Antonio Rabelo, prestando serviços burocraticos e ainda desenvolveu ações no educativo, implantou e coordenou um projeto na área de Fotografia, teoria do Audiovisual com brinquedos opticos para crianças dentro da formação de fomadores, modúlo final da formação DOC SERTÃO, iniciada em 2013, resultando na ação descrita implatada na comunidade Sabonete, dentro do Projeto Nós da Comunidade, ação filantropica conduzida por Antônio Rabelo.
Em 2019, editou em parceria com Rúben José, sob a coordenação de Kiko Alves, o curta metragem "Laroyê Exú", material fruto de uma pesquisa da ONG IPHANAQ, sobre o Pai de Santo Zezinho, que tem sua Casa (TENDA DA CABOCLA MARIANA) localizado na periferia de Quixeramobim, o filme aconteceu numa festa de Maria Padilha.
Em 2020, formou - se em Social Midia pelo programa "Incluão por um BIT" - da B2MAMY
(primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia.)
Em 2021, dirigiu e editou o curta - metragem "Mãos que acolhem", que conta sobre histórias de ações solidárias em Quixeramobim, através da Lei Aldir Blanc - nº 14.017 de 29 de junho de 2020.
Nos últimos anos, Sara Sousa realizou várias produções, sendo o curta-metragem "Laroiê Exu," estrelado pelo pai de santo Zezinho Mariano, uma das mais notáveis. Ela também desempenha colaboração na área de registros audiovisuais, fotográficos e de midia social na ONG Iphanaq desde 2013, prestando também serviços produção do evento Conselhereiro Vivo desde 2015. Atuou como agente patrimonial em 2021. e 2022 na Secretaria de Cultura e Turismo de Quixeramobim.
Atualmente, Sara contribui como assistente de direção na Casa de Antônio Conselheiro e está prosseguindo seus estudos em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará.