As informações deste registro é histórico gerado em 13/08/2024 ás 00:01:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Valéria Pinheiro

Coreógrafa e Diretora artística da Cia. Vatá desde 1994. Gestora Cultural do Café Teatro das Marias de 2000 a 2018, quando passou a se chamar Eco Marias do Sertão.

Em 2018, se mudou pra Fazenda Kanoa com Cia. Vatá e o Teatro das Marias e vem desde então, trabalhando na Zona Rural de Jati-Ce.
Com sucursal em Juazeiro do Norte.

Site: http://www.teatrodasmarias.com/valeacuteria-pinheiro.html

Email: valsilton@gmail.com

Telefone Público: (85) 98848-5649

Endereço: Rua Francisco Dias Ferreira 100, Tiradentes, Juazeiro do Norte, CE, BR

CEP: 63031220

Logradouro: Rua Francisco Dias Ferreira

Número: 100

Complemento: apto 302 Bl 3

Bairro: Tiradentes

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Coreógrafa e Diretora artística da Cia. Vatá desde 1994. Gestora Cultural do Café Teatro das Marias de 2000 a 2018, quando passou a se chamar Eco Marias do Sertão.

Em 2018, se mudou pra Fazenda Kanoa com Cia. Vatá e o Teatro das Marias e vem desde então, trabalhando na Zona Rural de Jati-Ce. Segue como Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura: ABCVATA - Associação de Brincantes da Cia. Vatá, fazendo trabalhos com a Cia. Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro), hoje com integrantes da Região do Cariri e alguns de Fortaleza e é coreógrafa do Pontinho de Cultura: Escola de Musicais (Cultura e Infância) que executa ações de formação ´ra crianças entre 4 e 12 anos.

Em 2020/2021, com o auxilio da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará executou 02(dois) projetos:

1) Terreiradas Culturais - 5a edição Conexão Música e Sertão (aconteceu na sede do Ponto de Cultura, que hoje está ocupando um quartinho da Fazenda Canoa, e segue se organizando pra construir seu galpão. Esse projeto trouxe pra experenciar a estética de sertão e fazer trocas com a comunidade de lá, seis Bandas renomadas da região do Cariri, onde em seus repertorio estavam a estética da musicalidade e paisagem do Sertão, mas vestidos de contemporaneidade, e ali mais de 50 artistas de misturaram aos moradores do sertão e viveram experiencias incriveis.

2) Ações pra Acordar o Sertão durante a Pandemia: esse projeto proporcionou a execução de 6(seis) oficinas, que destribuimos na Região do Cariri (Jati, Porteiras, Jardim e Brejo santo) foram mais de 150 pessoas beneficiadas entre Dança (aqui, obedecendo o decreto pandemico, fizemos 5 pequenos docs com agentes protagonistas de suas hstorias no sertão (um trabalho que chamamos de "Meu corpo, Minha Dança, Meu Territorio político", e seguimos com oficinas de audio visual, que aplicamos na cidade de Jardim pra professores da rede pública local, a oficina de Culinária, com ensinamento de pães, e tivemos a presença de mulheres da Vila Mãe DÁgua na zona Rural de Jati, a oficina de construção de Instumentos que aplicamos no Quilombo de Meatre Maria de Tiê com jovens dali, a oficina de Música, onde esses adolecentes e jovens que construiram os instrumentos apredenram como tocar cada um deles, a Oficina de Cinema, onde crianças da periferia de Brejo Santo aprenderam a sonhar com o cinema, onde usamos o cinema menor, utilização de simples celulares até a máquinas profissionais. Foi uma experiencia incrível.

Agora se preparo pra viver "Touro{Bull}, uma obra que ira me fazer colocar no espaço tempo minha história ancestral!
É um espetáculo que abordará o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura caririense: seu imaginário, seu sincretismo religioso e suas tradições. O Cariri fica no coração do nordeste brasileiro, considerado um oásis por correr água o ano inteiro, é uma encruzilhada de materialidades e imaterialidades, nele se trocou saberes, magias e mercadorias e se constituiu tradições que, para o bem e para o mal do povo nordestino, moldaram seus corpos, comportamentos e revelam até hoje a beleza áspera do espírito humano de cada mulher e homem que nasce e vive nesta região.

A partir das memórias da dançarina brincante e coreógrafa Valéria Pinheiro, que nasceu e se criou em Juazeiro do Norte, reconstruiremos alguns dos arquétipos do imaginário nordestino em formato de um concerto de sapateios, sapateado brasileiro tão presente nos brinquedos populares do Ceará. Mas isso é o por vir!

Além de estar ajudando a realizar a 6a edição do projeto "Terreirada Culturais - Conexão Quilombo e Sertão", que pretende ser realizado no Quilombo dos Souza, na Chapada do Araripe em Porteiras-Ce. Mas de novo, isso é o por vir!

Em Janeiro de 2023 abriu a ME Cariri Arte e Produções LTDA com o intuito de axden trar no cinmema profissional, e ja no seu curriculo, al[em de documentarios e co-produções, fez a Produção de Arte do Filme "Filho do Marque" de Eliane Caffé, com Direção de Arte de Rodrigo Frota.
E fará a produção de arte do filme "Melhor Amigo" de Deb

Vídeos