As informações deste registro é histórico gerado em 16/11/2023 ás 08:15:57.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Cia/Trupe Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras

Coletivo de agitação cultural. Tem as artes cênicas, o cinema e vídeo, artes visual e a arte de rua como principais linguagem de atuação. trabalha para a promoção e garantia dos direitos culturais, principalmente para infância e juventude. Estamos inseridos em um território periférico com vulnerabilidade e graves questões socias.

Site: https://apolinarioalvesdea.wixsite.com/chaplincearense

Email: apolinarioalvesdealencar@gmail.com

Telefone Público: (85) 99740-3128

Endereço: Rua Tenente Roma 465, Alto da Balança, Fortaleza, CE, BR

CEP: 60851-030

Logradouro: Rua Tenente Roma

Número: 465

Complemento: casa 'A'

Bairro: Alto da Balança

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

A Cia/Trupe Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras é uma iniciativa originada do desenvolvimento do projeto de Intervenção urbana que tem a obra e imagens de Charles Chaplin, uma ação que se desenvolve na localidade da Aerolândia; ao encantar e envolver as crianças do bairro surge a oportunidade de materializar a companhia, que traz a característica de ter o protagonismo infantil na construção cênica. Nossa trupe é formada na sua maioria por crianças e jovens. Atuamos nas linguagens: cênicas (teatro e circo), audiovisual e atuação cineclubista.

Iniciamos nossas atividade em 2012 e desde então estamos em um processo de formação/pesquisa próprio que atende as necessidades e especificidades de nosso grupo. Um circo e um teatro de inserção social, nos assumimos como teatro de bairro, como um circo experimental de palhaçaria, uma produção audiovisual com influência do cinema mudo e universo chapliniano. O direito cultural para a infância e juventude é nossa bandeira. Já passaram por nosso grupo aproximadamente cerca de 60 crianças, hoje temos uma formação que mescla crianças, adolescentes e adultos.

Estamos inseridos em um territórios periféricos e esquecidos pela política pública de cultura, mas isso não diminui nosso desejo e força nos processos de criação, desenvolvemos uma metodologia própria de pesquisa e criação cênica. O Cine clubismo é presente e as invertidas na criação audiovisual se fortalecem nessa dinâmica, a brincadeiras e base fundamental dos nossos processos de criação.

Vídeos