As informações deste registro é histórico gerado em 01/07/2019 ás 19:34:13.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

MOACPES

Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe é uma articulação de grupos culturais e ONG’s da região do Cariri com o objetivo de articular e fortalecer os grupos e ações culturais da biorregião do Araripe e fomentar a arte e a cultura através de uma rede de ações integradas.

Endereço: Rua Dr. Rolim,, 438 , Vila alta, 63119-060, Crato, CE

CEP: 63119-060

Logradouro: Rua Dr. Rolim,

Número: 438

Complemento:

Bairro: Vila alta

Município: Crato

Estado: CE

Descrição

O MOACPES teve como primeira atividade, o Carnaval do Brincante MOACPES 2018, quando ocorreram oficinas de confecção de instrumentos, ritmos, danças e diversas apresentações nos terreiros dos grupos, nas ruas do Cariri e o I Ajuntamento de tambores.

Em agosto de 2018 foi convidado a realizar a gestão de produção cultural da Feira Cariri Criativo, uma ação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) que fomenta a economia criativa na região.

E realizou junto a Universidade Regional do Cariri, Universidade Federal do Cariri e GRUNEC o XI Artefatos da Cultura Negra que abrangeu atividades culturais e formativas em cinco municípios da região do Cariri Crato, Juazeiro, Salitre, Potengi e Barbalha.

Em 2019 mantém o ciclo de atividades e realiza o Carnaval Brincante MOACPES 2019 abrangendo as cidades de Crato e Barbalha, assumindo, através da ALDEIAS, a organização e produção do Artefatos da cultura Negra 2019.

"Brincante Cariri"

Em setembro de 2018 o movimento estreou o espetáculo "show Moacpes", agora chamado Brincante Cariri, onde conta a historia e celebra a união e a resistência do povo Cariri.

Permeia o sagrado e o profano no universo brincante com elementos das culturas nativas, afrobrasileiras e mouriscas.

É o reisado com suas fitas e espelhos, a corte do maracatu, o maculelê que luta, resiste e invoca a Jurema, é a roda de samba e coco que ganha vida com o soar dos tambores e os caboclos que trazem o saber das matas.

Com linguagem poética e estética própria, leva o público a um passeio na musicalidade, ludicidade e ancestralidade Cariri sob um olhar contemporâneo e dinâmico.

Vídeos