As informações deste registro é histórico gerado em 12/10/2023 ás 16:16:20.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, apartidária e filantrópica, de caráter social, político, educativo, assistencial e cultural, com sede e foro no município de Senador Pompeu, Estado do Ceará, à Rua Eládio Magalhães, 49, Centro, CEP 63600–000, e atuação em todo o território nacional
Endereço: A ELÁ , Senador Pompeu, CE, BR
CEP: 63600-000
Logradouro: RUA RLÁDIO MAGALHÃES
Número: 49
Complemento: AO LADO DO COMERCIAL CLUBE
Bairro: CENTRO
Município: Senador Pompeu
Estado: CE
Descrição
As primeiras sementes do Instituto Trilhas foram lançadas no primeiro semestre do ano de 2015, a partir dos trabalhos do Programa de Cultura Filosofando, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolvidos em Senador Pompeu. O programa, idealizado por Ismael Lima, aluno do curso de Filosofia da UFCA, era composto por seis projetos, todos com o objetivo de pensar a Filosofia dentro dos espaços e expressões cotidianas que vivenciamos.A partir dessa experiência, em conversa com Mayk Lenno, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicatólica, em agosto de 2015, nasce a proposta de criar o Instituto Trilhas, abraçada por amigos próximos dispostos a efetivar a ideia que, na verdade, começou na prática para só depois ir para o papel. A fundação da instituição se dará na tarde do dia 03 de outubro deste mesmo ano, após reunião sob os cajueiros da AABB de Senador Pompeu. Militando em causas sociais, de caráter educacional e cultural, o grupo já desenvolvia suas atividades antes mesmo de reunir e registrar toda a documentação necessária, que só aconteceu em janeiro de 2016.
Durante esta caminhada, o Instituto Trilhas tem promovido uma série de atividades abordando a temática da valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural material e imaterial de Senador Pompeu. Promoveu, em parceria com outros coletivos, o Dia das Crianças de 2015, na comunidade do Bairro Alto do Cruzeiro e adjacências. Em novembro do mesmo ano, realizou a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No mesmo mês, esteve à frente do Sarau Sertão Poesia, atividade proposta pelo Programa de Cultura Filosofando.
No ano de 2016, registrado e documentado, o Instituto Trilhas decidiu ousar, e em parceria com o Instituto Assum Preto, abriu a Casa de Culturas e Ponto das Artes de Senador Pompeu, no Bairro Alto da Esperança, com o intuito de criar um espaço para a promoção de interação social através da arte e da cultura. Inaugurada em fevereiro, a Casa foi um ponto de apoio para o desenvolvimento de inúmeras atividades: cineclube, exposições fotográficas, oficinas de artes, grupos de leituras, cafés com poesia, aulas de dança, oficinas de teatro, rodas de conversa, seminários, visitas guiadas aos Casarões, orientação jurídica e psicológica, Semana de Arte e Cultura, shows, intervenções artísticas urbanas etc. É a partir da composição de um espaço que as atividades ganham força e aos poucos vão crescendo e se ampliando, buscando ocupar cada vez mais espaços pela cidade até chegar à realização de atividades e projetos na região, firmando parcerias nas cidades vizinhas, como Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá e outras.
Com sede atual localizada à Rua Dr. Eládio Magalhães, 49, Bairro Centro, o Instituto Trilhas configura-se como associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, apartidária e filantrópica, de caráter social, político, educativo, assistencial e cultural. Dentro de suas finalidades estão a proposta de contribuir para a promoção da assistência social; da inclusão social e cultura das camadas menos favorecidas; desenvolvimento de atividades culturais, de defesa e conservação do patrimônio histórico, cultural, artístico, material e imaterial; lutar pela promoção de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade; defesa da preservação e conservação do meio ambiente, bem como incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável; enfim, luta pela garantia e promoção de direitos estabelecidos e pela construção de novos direitos.
O Instituto Trilhas tem como missão promover arte e cultura como ferramenta de transformação de realidades excludentes, bem como instrumento de desenvolvimento humano e social de cada indivíduo. E faz isso num movimento dialógico com diversas outras áreas de desenvolvimento humano, promovendo ações educativas, esportivas, socioassistencial... O Trilhas compreende que a cultura é sim necessária para a efetivação de uma sociedade cada vez menos desigual, mais justa, mais humana e mais livre, tornando-se caminho para a construção de uma educação como prática libertadora e efetivação da cidadania.
Vale salientar que através da Casa de Culturas e hoje do Ponto das Artes, o Instituto desenvolveu atividades na sede e nos distritos de Bonfim – Km 20, Engenheiro José Lopes, Codiá. São Joaquim do Salgado e Lagoa Nova, e comunidades como o Km 12, especialmente a partir do Cine Humaitá, projeto de cineclubismo desenvolvido por Ismael Lima e que teve o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará por meio do Edital de Cinema e Vídeo, com sessões quinzenais.
Deve-se dizer que todo o trabalho do Instituto Trilhas é voluntário, não recebemos nem cobramos por nada do que é proposto, assim como sobrevivemos a partir das poucas doações que recebemos, feitas, inclusive e principalmente, por seus próprios membros voluntários, com o intuito de garantir a manutenção do espaço sede (alugado) e execução das atividades realizadas.
Como atividades permanentes e previstas para acontecer todos os anos podemos citar o Cine Humaitá, o Projeto Dandara, o Trilhas Junina, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e a Semana de Arte e Cultura de Senador Pompeu. Cabe ainda falar da realização da Feira Literária de Senador Pompeu/FELISP – Prêmio Moreira Campos de Literatura, a Mostra de Audiovisual LGBT e o Festival Ser-Tão Diverso, ambos voltados para a pauta da diversidade sexual e de gênero.
Em 2019, além de buscar o fortalecimento de tudo o que já vinha desenvolvendo ao longo dos últimos anos de atuação, o Instituto Trilhas inovou ao promover o Trilhas Prevest - Cursinho Prepatório Popular, que posteriormente rendeu uma parceria com a Rede Emancipa. Ampliamos o leque de parcerias com diversas instituições e coletivos de outros municípios da região sertão central e do estado do Ceará, como o Coletivo As Sertanistas e o Instituto Federal do Ceará – Campus Quixadá, com o qual promovemos a etapa regional do Festejo Ceará Junino. Seguindo com esse movimento em 2020, estabelecemos parceria com o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte, para a realização do Webinário Filosofia em Rede e do e-book Filosofia em Rede, reunindo pesquisadores de todo o Brasil e até mesmo de outros países.
Importante dizer da atuação do Instituto Trilhas em 2020, um ano completamente atípico para todo mundo. Apesar de todas as nossas limitações, conseguimos intensificar nossa atuação nas redes sociais, sobretudo a partir dos nossos perfis no Instagram e no Facebook (@institutotrilhas) e promovemos diversas ações virtuais, como o Festival Mais Cultura Dendicasa, reunindo artistas das diversas linguagens por meio de lives no Instagram por quase 40 dias consecutivos; o projeto Filosofia Dendicasa, que promove diálogos filosóficos pelo Instagram com pesquisadores de todo o Brasil; como já dito antes, a realização do Webinário Filosofia em Rede em parceria com o Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), contando com três edições e a publicação de quatro e-books reunindo os trabalhos submetidos; Trilhas Juninas, com entrevistas e publicações voltadas para o movimento junino cearense, contando com a participação de quadrilheiros e grupos de tradição junina de várias regiões do estado do Ceará; Concurso de Forró Online, com foco na região sertão central e que contou com votação popular pelas redes sociais.
Essa participação mais direta e mais ativa nas redes permitiu um constante crescimento no número de seguidores, visualizações e alcance dos nossos perfis. Somente a página criada para a divulgação do Webinário Filosofia em Rede teve mais de 12 mil pessoas alcançadas, o que refletiu diretamente no evento que recebeu mais de 200 inscrições e a submissão de quase 60 trabalhos, de quase todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Vale ressaltar que nas edições posteriores contamos com a participação de pesquisadores de outros países também.
É importante frisar a participação cativa do Instituto Trilhas no Conselho Municipal de Patrimônio e de Políticas Públicas Culturais, tendo participado também do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ocupado a presidência do Conselho Municipal da Assistência Social.
Vale ressaltar ainda a importante colaboração da Brisanet para a realização de todas essas atividades por meio da disponibilização gratuita do sinal de internet tão necessária, sobretudo nesses tempos de pandemia. Uma parceria que durou mais de dois anos, tendo assegurado como contrapartida a inserção da marca da empresa em todas as peças de divulgação de eventos do Instituto Trilhas e divulgação do apoio e de promoções durante a realização destes eventos, incluindo as lives artísticas, entrevistas, encontros etc.
Na sessão DOWNLOADS, apresentamos o relatório das atividades desenvolvidas nos últimos anos, de 2018 até o presente momento, para efeito de conhecimento da atuação do Instituto Trilhas dentro e fora de Senador Pompeu nesses quase oito anos de (re)existência.