As informações deste registro é histórico gerado em 02/08/2017 ás 10:44:04.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

sss Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa, por volta de 1858. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, que por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa/Figueiredo. “Reconstruído em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais “(GIRÃO 97;51).

Site: http://www.sobral.ce.gov.br/site_novo/sec/cultura/

Email: cultura_sobral@yahoo.com.br

Telefone Público: (88) 3611-2712

Endereço: Av. Dom José, 881 , Centro, 62015-400, sobral, CE

CEP: 62015-400

Logradouro: Av. Dom José

Número: 881

Complemento:

Bairro: Centro

Município: sobral

Estado: CE

Descrição

Casarão construído pelo Pe. Francisco Jorge de Sousa, por volta de 1858. Após sua morte, o prédio foi vendido ao Senador Francisco de Paula Pessoa, que por longos anos foi residência das famílias Paula Pessoa/Figueiredo. “Reconstruído em 1897, guardando suas linhas arquitetônicas originais “(GIRÃO 97;51). No ano de 1990 foi demolido parcialmente, sendo embargado através de uma ação popular impetrada na justiça por um grupo de sobralenses, entre os quais o atual prefeito de Sobral, Veveu Arruda que atuou como advogado da causa. Posteriormente, foi desapropriada pelo então governador Ciro Gomes. A administração Municipal de Sobral, na gestão do prefeito Cid Gomes, articulou um projeto para a Lei Estadual de Incentivo a Cultura que foi aprovado, sendo assim possível restaurar e equipar o referido prédio.

Sobre os escombros do tradicional “Solar dos Figueiredos” a Casa da Cultura de Sobral surge. Hoje, a Casa abriga a Secretaria da Cultura e do Turismo e dispõe de galerias para exposições de artes, lançamentos de livros, sala de cine -vídeo e espaço de convivência.

Publicado por

Sobral Cidade das Artes

Realizado pelo Instituto Dragão do Mar e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), em parceria com o Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Arte (ECOA), o projeto Cidade das Artes tem como princípio a descentralização da política cultural do Ceará.