As informações deste registro é histórico gerado em 02/05/2023 ás 15:02:52.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Localizada em Quixadá, a Casa é voltada à arte, educação, saberes tradicionais e patrimônio cultural. Construída coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, ela fomenta a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais. É administrada pelo IDM desde de 2017.
Endereço: Rua Pascoal Crispino, , Centro, Quixadá, undefined, CE, 63900-153
CEP: 63900-153
Logradouro: Rua Pascoal Crispino
Número: 167
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Quixadá
Estado: CE
Descrição
A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um espaço institucional da SECULT/CE, voltado à arte, educação e patrimônio cultural, construído coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, possibilitando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais. A Casa de Saberes possibilita a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte e cultura, através das múltiplas linguagens, e promove a investigação de temáticas presentes na região. O espaço abriga os espaços administrativos e formativos; biblioteca; laboratório; espaços de convivência; auditório e exposições de curta duração.HISTÓRIA
A Casa de Saberes Cego Aderaldo se origina a partir do Memorial Cego Aderaldo, sendo inaugurada pelo Governador Camilo Santana e o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, no dia 09 de dezembro de 2017, na cidade de Quixadá-CE.
A Casa é implantada em uma edificação histórica, construída no início do século XX pelo primeiro juiz de Direito da comarca, o Sr. Adolpho de Siqueira Cavalcanti. Localizada no centro da cidade, a edificação de grande porte possui uma fachada imponente, marcada pela clássica abertura central através de sua porta principal e portas/janelas laterais. Seu frontão compõe arquitetonicamente uma construção urbana colonial dos fins do séc. XIX e início do séc. XX, com telhado em duas águas, cobertas por telha do tipo colonial. É uma imponente edificação, localizada estrategicamente, porque se encontra de fácil acesso a todos os seus visitantes, na Rua Pascoal Crispim, 167, em frente à Praça José de Barros, um dos principais núcleos de encontro e circulação de pessoas pelo do centro da cidade de Quixadá.
Desse modo, a Casa de Saberes Cego Aderaldo é o Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no Sertão Central, localizada na cidade de Quixadá-CE. A Casa se constitui em um espaço voltado à arte, à educação, aos saberes tradicionais, ao patrimônio cultural e ambiental. Seu conceito e atividades são construídos coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições parceiras no campo da cultura e educação, possibilitando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões dos diversos territórios culturais, em diálogo constante com a contemporaneidade.
Mais do que um memorial de Cego Aderaldo ou uma escola, a Casa de Saberes é um Centro de Cultura. A atuação integrada com outras instituições amplia o alcance do trabalho e fortalece as iniciativas. O conjunto de atividades realizados no local tem sido facilitado também pelas parcerias estabelecidas com os próprios equipamentos culturais do Governo do Estado: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio principalmente do Museu de Arte Contemporânea e do Museu da Cultura Cearense, Cineteatro São Luiz, Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Theatro José de Alencar e Vila da Música. Além das salas expositivas e multiuso, a Casa de Saberes Cego Aderaldo conta com auditório, biblioteca, espaços administrativos e formativos, espaços de convivência e espaço gastronômico.
A preservação da memória, do patrimônio e das tradições em interação com as linguagens artísticas contemporâneas constitui o principal eixo de atuação da Casa de Saberes Cego Aderaldo. O equipamento é também um espaço de formação e, por isso mesmo, procura estabelecer uma proximidade maior com as escolas, públicas e privadas. A parceria com escolas, universidades e demais instituições de educação, artes e cultura e a aproximação entre territórios, linguagens e saberes também se refletem no trabalho que a Casa de Saberes realiza para além dos limites dos municípios do Sertão Central e da divisa do Ceará. Um dos aspectos que também se trabalha com muita importância é a internacionalização da Casa de Saberes, recebendo festivais internacionais, mantendo contato e fazendo articulações no sentido de estabelecer parcerias e firmar acordos com instituições de Angola, Cabo Verde e, principalmente, Portugal, promovendo o intercâmbio artístico-cultural com esses países.
Na condição de escritório regional da Secult-CE, a Casa tornou programa constante a integração regional com os gestores da área da cultura dos 13 (treze) municípios da microrregião do Sertão Central, através da realização de reuniões bimestrais para avaliação de planos e estratégias de atuação coletiva entre o Estado e os municípios. Ainda, o equipamento teve atuação bastante relevante para a orientação dos gestores da região do Sertão Central na aplicação e no acompanhamento da Lei Aldir Blanc