Este espaço está arquivado , e pode ser acessado clicando aqui
sss A Pinacoteca do Ceará é um museu público com a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, além de realizar ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais.
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Elevador;Rampa de acesso;Sinalização tátil;Cadeira de rodas para uso do visitante;Corrimão nas escadas e rampas;Sanitário adaptado
Capacidade: 1000
Horário de funcionamento: Aberto ao público de quinta a sábado, de 12h às 20h e domingo, de 10h às 18h.
Site: https://pinacotecadoceara.org.br/
Email: contato@pinacotecadoceara.org.br
Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, Praça da Estação, Centro, Fortaleza, undefined, CE, 60020-000
CEP: 60020-000
Logradouro: Rua Vinte e Quatro de Maio
Número: 34
Complemento: Praça da Estação
Bairro: Centro
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
A Pinacoteca do Ceará é um museu público com a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, além de realizar ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura.As atividades irão promover a inclusão de todos os públicos, com ações específicas e afirmativas voltadas às pessoas com deficiência, população negra, população LGBTQIA+ e demais grupos vulneráveis ou invisibilizados.
Pensada como um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão, a Pinacoteca do Ceará constitui-se como museu-ateliê, promovendo o diálogo entre arte e educação a partir da dinâmica de práticas artísticas.
ESPAÇO
A Pinacoteca do Ceará é única também por suas dimensões tem 9.275,00 metros quadrados de área construída, integrando pavilhões expositivos com capacidade para receber simultaneamente múltiplas mostras, reserva técnica, laboratório de conservação e preservação, ateliês e auditório.
Sua infraestrutura é constituída de espaços apropriados para os seguintes ambientes: laboratório de conservação, restauração e higienização, ampla reserva técnica climatizada com padrões térmicos e de controle de umidade adequados para a manutenção do seu acervo, ambiente para pesquisa e catalogação, áreas de manutenção e oficinas, para recebimento e montagem das mostras, ateliês e laboratórios para cursos de programa de formação, auditório, grandes áreas expositivas cobertas e abertas para mostras de longa e curta duração, loja, café, áreas de apoio e espaços multiuso.
DIMENSÕES
ÁREA TOTAL - 9275,03
TÉRREO - 6579,3
SUPERIOR - 1571
VIAS EXTERNAS (LATERAL E FUNDOS) - 1124,73
GALERIAS - 2159,5
PÁTIO - 689
RECEPÇÃO - 244,4
RESERVA TÉCNICA - 869,04
SALA MONTAGEM EXPOSIÇÕES - 136,6
AUDITÓRIO - 105,25
LOJA / FOYER / CAFÉ - 339
OFICINA - 89,35
ATELIÊS - 239
MUSEU FERROVIÁRIO - 663,55
ACERVO
O acervo museológico será acondicionado na reserva técnica, com controle de temperatura e umidade, estando equipada com mobiliário adequado e áreas de trabalho para abrigar diversas tipologias e linguagens. Além disso, o equipamento também possuirá um laboratório de conservação e restauro que vem para fortalecer a rede de equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado. O acervo, em fase de inventário, conta com obras de artistas cearenses como Heloísa Juaçaba, Nice Firmeza, Sinhá D'Amora, Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Chico da Silva, Descartes Gadelha, Estrigas, Raimundo Cela, Sérvulo Esmeraldo, Siegbert Franklin e Zenon Barreto.
PROGRAMAÇÃO
A programação está sendo estruturada a partir de um Plano Museológico escuta da classe artística e sociedade cearense. Entre as ações previamente planejadas está a política de editais de pesquisa em: criação, exposição, publicação, ações formativas, para curadores, artistas, pesquisadores, organizações e instituições culturais, de forma participativa e acessível.