Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss Equipamento Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar por meio da Diretoria de Cidadania Cultural.
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Rampa de acesso;Sanitário adaptado;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes
Site: https://ccbj.org.br
Email: comunicacao@ccbj.org.br
Endereço: Rua 3 corações, 400 , Bom Jardim, 60540-441, Fortaleza, CE
CEP: 60540-441
Logradouro: Rua 3 corações
Número: 400
Complemento:
Bairro: Bom Jardim
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
Com inauguração em 19 de dezembro de 2006, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) firma-se como mais um espaço de convivência para a arte e a educação. O complexo é voltado para a profissionalização de jovens e adultos nas áreas de audiovisual, música e dança. O complexo conta com uma ilha digital com equipamentos de áudio e vídeo, além de um teatro de arena, salas multiuso, laboratório para gravações musicais e outros espaços destinados a práticas artístico-culturais, que contribuem para o processo de inclusão dos moradores da região.O CCBJ é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o espaço tem como objetivo central estimular a participação e o protagonismo direto da comunidade do Grande Bom Jardim nas atividades de capacitação e acesso a diferentes formas de expressão em arte e cultura.
----
A partir da crença de que a arte é essencial potência para a transformação da vida, o Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ representa hoje uma política cultural estadual referenciada que fervilha no Grande Bom Jardim - GBJ, uma importante periferia da cidade de Fortaleza composta por cinco bairros (Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Canindezinho), centrando-se cada vez mais nos processos descentralizados de formação, pesquisa e criação artística, bem como de ação cultural (difusão e circulação). Buscamos tornarmo-nos exemplaridade de política pública estadual no campo das artes e da cultura no Ceará, parte de uma rede de escolas criativas de oportunidades, especialmente, para as juventudes.
Desconstruir estigmas, repaginar as notícias sobre o GBJ por meio da implementação e consolidação de cursos técnicos, cursos livres, laboratórios de pesquisa e criação, com impacto não apenas na amálgama profissional dos atores e atrizes sociais do GBJ e entornos, como do próprio resgate da autoestima - por meio da conglomeração de ações e difusões culturais que relevem o território criativo, artístico e, pela experiência dos diversos coletivos, ONG's e processos de lutas comunitárias, faz desta região um celeiro de apropriação do capital cultural da comunidade como meio de desconstrução dos processos de exclusão social.
Uma dimensão importante propiciada pelo CCBJ é a dinamização da economia da cultura através da formação de capital humano e social em diversas linguagens da cadeia produtiva das artes (artes cênicas, música, fotografia, audiovisual e gastronomia), tendo como foco territorial a região supracitada.
O Centro Cultural busca a recolocação da ação do Governo do Estado do Ceará na promoção emancipatória da diversidade das expressões culturais e no fortalecimento do mercado dos bens culturais. A economia cultural faz parte de uma melhor valorização e difusão dos direitos culturais. Neste espaço, as trocas simbólicas e a manifestação do capital cultural estão para além da profissionalização, possibilitando uma exaltação poética da existência.
Para cumprir esse objetivo, é necessário continuidade de cursos e programas oferecidos à população, assim como seu aperfeiçoamento e sua ampliação para além do aprendizado técnico, mas como espaços capazes de criar redes socioculturais e de promover a cidadania cultural, pela sua própria natureza de centro cultural comunitário, e que signifiquem uma experiência na qual estejam contempladas as três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica.
Por se tratar de um espaço voltado para criação, formação, produção, circulação e difusão cultural, o CCBJ é um exemplo de iniciativas que vêm transformando a realidade do território. Revela-se, por conseguinte, como um marco nas políticas culturais cearenses. O primeiro espaço cultural público estadual da cidade fora do corredor turístico e cultural de Fortaleza, sendo assim uma intervenção ímpar de democratização do acesso à cultura. Desde sua inauguração, o espaço recebe anualmente mais de 60 mil pessoas; beneficia em torno de 4 mil artistas/produtores(as), o que vislumbra a facilitação na promoção de inserção e/ou fortalecimento no/do mercado cultural, promovendo trabalho e renda para esta população; possui cerca de 200 professores(as) contratados(as) a cada novo ciclo de projetos do CCBJ, o que também fortalece o campo da economia da cultura; tem mais de 60 instituições sociais e culturais parceiras, corroborando para o fortalecimento e maior capilaridade das ações.
A atuação do CCBJ extrapola as fronteiras do território prioritário de ação, propiciando circulação de processos e produtos advindos dos cursos para além do território do Grande Bom Jardim, seguindo pela cidade de Fortaleza e sua Região Metropolitana, bem como já estivemos em outros municípios do interior do Ceará, como Itapipoca, Redenção e Cascavel.