Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss A Vila da Música, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), celebra 1 ano de abertura. Inaugurada no dia 11 de março de 2017 pelo Governo do Estado do Ceará, a Vila ganha vigor a cada dia. No último ano, apresentou intensa programação cultural de formação e fruição em música, teatro, literatura, sendo um lugar de encontros, de construção de novos sons e experiência no Carir
Acessibilidade: Sim
Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Rampa de acesso
Capacidade: 250
Horário de funcionamento: manhã tarde noite
Site: https://www.facebook.com/viladamusicasolibelcrato/
Telefone Público: (88) 3521-0550
Endereço: Avenida José Oracio Pequeno, 1342 , Distrito Belmonte, 60000-000, Crato, CE
CEP: 60000-000
Logradouro: Avenida José Oracio Pequeno
Número: 1342
Complemento:
Bairro: Distrito Belmonte
Município: Crato
Estado: CE
Descrição
Inaugurada em 11 de março de 2017, a Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT CE criado no interior do estado. Sua ação está voltada para a formação e fruição artístico-cultural de crianças, jovens e adultos, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte/SOLIBEL, cujo fundador, nos anos de 1970, foi o Monsenhor Ágio Augusto Moreira.A Vila da Música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à instituição, fomentando a cidadania por meio da educação dos sentidos, e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável na região do Cariri.
A longevidade é inspiração cotidiana para o projeto Vila da Música. Sua fonte foi um religioso, falecido em 2019 aos 101(cento e um) anos de idade, dos quais 50(cinquenta) anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte/Crato/CE, lugar onde viveu até o fim dos seus dias.
Monsenhor Ágio, ou simplesmente Padre Ágio, como era carinhosamente chamado pela comunidade, impulsionou no Belmonte um trabalho social inclusivo, cujos frutos podem ser percebidos no legado de amor pela música, consciência de coletividade e empatia social, eixos fundantes dos seus ensinamentos às várias gerações de musicistas que com ele aprenderam desde as primeiras notas.
A Vila da Música representa, portanto, a concretização do sonho do Padre Ágio de ampliar, democraticamente, o acesso das pessoas aos processos formativos e educativos em arte e cultura, especialmente na linguagem musical.