Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Pós Graduado em Audiovisual em Meios Eletrônicos, pela UFC e em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE, com 25 anos de experiência na área da cultura, tendo vivido, trabalhado e desenvolvido importantes projetos na área cultural no estado do Ceará, entre eles a implantação do Sistema Estadual de Teatro, a Mostra de Cinema de Quixadá e o Festival de Jericoacoara Cinema Digital. Foi Gerente do Sistema Estadual de Teatros/SET-CE e Produtor do Theatro José de Alencar. Realizador de Audiovisual dirigiu vídeos e filmes com destaque para “A Lenda do Gato Preto”, “Os Sinos”, “O Auto da Camisinha”. Fundou a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá, o Cine Clube Mestre Adolfo. Escreveu os livros “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão”, e “Cinema de Pedra”. Publicou o jornal “O Quixadá”, o livro “Teatro de Rua Contra Aids – sete textos para serem encenados”. É membro da Academia Quixadense de Letras, ocupando a cadeira de Nº 08. Atual Secretário de Cultura de Quixadá.
Site: http://www.lendadogatopreto.com
Email: clebioviriatoribeiro@yahoo.com.br
Telefone Público: (85) 98668-2778
Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 677, 404, Centro, 60110-261, Fortaleza, CE
CEP: 60110-261
Logradouro: Rua Gonçalves Ledo
Número: 677
Complemento: 404
Bairro: Centro
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
Clébio Viriato Ribeiro – Diretor, Produtor e Gestor Cultural. Especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos/UFC e Gestão de Serviços e Produtos Culturais/UECE. Iniciou suas atividades na área do audiovisual sendo aluno do cineasta Eusélio Oliveira no curso de Cinema e Vídeo da Casa Amarela/U FC.Representante direto da geração de videomakeres que nos anos 80 iniciaram o movimento Audiovisual em curso no estado do Ceará.
Fundou a Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá. Idealizou o evento Quixadá Mostra Cinema. Fundou o Cine Clube Mestre Adolfo, o primeiro do sertão central cearense. Coordenador de Produção do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital.
Dirigiu os filmes ‘A Lenda do Gato Preto”, “O Auto da Camisinha”, "Os Sinos", "Visita Guiada Fazenda Não Me Deixes", "Visita Guida Memorial Rachel de Queiroz", "Visita Guiada Museu Histórico Jacinto de Sousa, “O Casamento” e “Magé”. Idealizador e Produtor Executivo do documentário “Mãe de Santo, teu nome é Zimá”. Produziu os filmes “O Quinze, “Corisco e Dadá” , “Campo Branco” , “Toda Garota” , “Camisinha Vale Ouro”, “O passageiro pau de arara”.
Dirigiu os documentários: “Aurora comanda o cangaço”, “Arte X Aids”, “Força e Vida dos meninos & meninas de Fortaleza”, “Maracatu da prevenção”, “A Arte de Fazer Enxame”, “Vídeo Sertão sem Aids” e “Uma luz que veio do céu”, “Fala Ator”, “Enquanto houver sol”, “Arte de Ser Cidadão”.
Escreveu os roteiros: O prato fundo de sopa” , “O Gato preto”, “Ana África”, “O Licor Azul”. Fundou o Jornal “O Quixadá”. Publicou os livros “Quando as Lâminas Cortam”, “A Filha do Sertão”, “Cinema de Pedra”. É membro da Academia Quixadense de Letras, ocupando a cadeira de nº 08. Atual Secretário de Cultura de Quixadá.
Prêmios:
Filme A Lenda do Gato Preto:
Troféu Ouro Prêmio Internacional de Direitos Humanos/Indonésia
Menção Honrosa – FESTin/Lisboa
Melhor Fotografia – FESTMacaranaú/Brasil
Filme O Auto da Camisinha:
Campanha Mundial de Prevenção às DST/Aids – UNAIDS/Genebra
Condecorações:
Medalha Raquel de Queiroz – Câmara Municipal de Quixadá
Troféu Terra dos Monólitos – Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá