As informações deste registro é histórico gerado em 20/02/2022 ás 19:50:17.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Banda Sol na Macambira

A Sol na Macambira é uma banda autoral e independente que nasceu a partir de uma ação de educação musical em Juazeiro do Norte no ano de 2005. Em 2014, com o objetivo de ampliar suas ações fundou a ALDEIAS, que desenvolve ações nas áreas da educação, cultura, saúde, arte, desenvolvimento social e meio ambiente com o objetivo de preservar a memória histórica e cultural das tradições populares, fortalecer a identidade e diversidade cultural brasileira, fomentar a garantia de direitos, contribuir no desenvolvimento integrado da região do Cariri cearense, preservação e proteção da Floresta Nacional do Araripe. A banda faz parte do MOACPÉS e está engajada em movimentos de arte, cultura e educação na região. Participou de eventos em Fortaleza (Concha acústica UFC), Paraíba (Centro Cultural do BNB e Universidade), Votorantim - São Paulo e diversos eventos na região do Cariri como EXPOCRATO, Festival Cariri da Canção, Artefatos da Cultura Negra, Carnaval Brincante MOACPÉS, Terreiro Cariri MOACPES. A Sol na Macambira iniciou 2019 com o lançamento do show “Trovador do tempo”, participou do Festival Ecléticos (Fortaleza-CE), ao lado de artistas como Lueidji Luna e Almério (PE) e do 3° Tem Disso Sim (Juazeiro do Norte-CE) ao lado Cordel do Fogo Encantado, Chico Chico e DJ . Em 2021 lanço o “Trovador do Tempo”, um disco-show visceral, que canta da indignação à resistência e beleza nos terreiros do sertão, e dois videoclipes Cabocla e Trovador do Tempo.

Descrição

A Banda Sol na Macambira surgiu de uma experiência musical iniciada em Juazeiro do Norte-CE no ano de 2005, frutificou músicos instrumentistas importantes no cenário regional.

Tem um repertório autoral que canta o cotidiano nordestino a partir do hibridismo musical e utiliza instrumentos artesanais e tradicionais como rabeca, pífanos, xequerês, zabumbas e alfaias e instrumentos como baixo, violoncelo, bateria e guitarra, traduzindo a realidade cultural diversa do Ceará e do Cariri.

A presença ritmos como baião, ciranda, xaxado, coco, caboclinho, quilombo, maracatu cearense e pernambucano proporciona ao público um passeio sonoro diverso e cheio de sotaque, afeto, causos e brincadeiras.

Em 2014 com o objetivo de ampliar suas ações fundou a ALDEIAS, que desenvolve ações e projetos nas áreas da educação, cultura, saúde, arte, desenvolvimento social, antroposofia e meio ambiente com o objetivo de preservar a memória histórica e cultural das tradições populares, fortalecer a identidade e diversidade cultural brasileira, fomentar a garantia de direitos, contribuir no desenvolvimento integrado da região do Cariri cearense, preservação e proteção da Floresta Nacional do Araripe.

Faz parte do MOACPÉS e está engajada em movimentos de arte, cultura e educação na região. Participou de eventos em Fortaleza (Concha acústica UFC), Paraíba (Centro Cultural do BNB e Universidade), Votorantim - São Paulo e diversos eventos na região do Cariri como EXPOCRATO, Festival Cariri da Canção, Artefatos da Cultura Negra, Carnaval Brincante MOACPÉS, entre outros, sempre cantando e contando a arte Cariri.

A Sol na Macambira inicia 2019 com o lançamento do show “Trovador do tempo” e foi selecionada a participar do Festival Ecléticos (Fortaleza-CE) e do 3° Tem Disso Sim (Juazeiro do Norte-CE) ao lado de Limiar do desconhecido e Cordel do Fogo encantado.

Vídeos