Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Coreógrafa e Diretora artística da Cia. Vatá desde 1994. Gestora Cultural do Café Teatro das Marias de 2000 a 2018, quando passou a se chamar Eco Marias do Sertão.
Em 2018, se mudou pra Fazenda Kanoa com Cia. Vatá e o Teatro das Marias e vem desde então, trabalhando na Zona Rural de Jati-Ce. Segue como Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura: ABCVATA - Associação de Brincantes da Cia. Vatá, fazendo trabalhos com a Cia. Vatá (Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro), hoje com integrantes da Região do Cariri e alguns de Fortaleza e é coreógrafa do Pontinho de Cultura: Escola de Musicais (Cultura e Infância) que executa ações de formação ´ra crianças entre 4 e 12 anos.
Em 2020/2021, com o auxilio da Lei Aldir Blanc, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará executou 02(dois) projetos:
1) Terreiradas Culturais - 5a edição Conexão Música e Sertão (aconteceu na sede do Ponto de Cultura, que hoje está ocupando um quartinho da Fazenda Canoa, e segue se organizando pra construir seu galpão. Esse projeto trouxe pra experenciar a estética de sertão e fazer trocas com a comunidade de lá, seis Bandas renomadas da região do Cariri, onde em seus repertorio estavam a estética da musicalidade e paisagem do Sertão, mas vestidos de contemporaneidade, e ali mais de 50 artistas de misturaram aos moradores do sertão e viveram experiencias incriveis.
2) Ações pra Acordar o Sertão durante a Pandemia: esse projeto proporcionou a execução de 6(seis) oficinas, que destribuimos na Região do Cariri (Jati, Porteiras, Jardim e Brejo santo) foram mais de 150 pessoas beneficiadas entre Dança (aqui, obedecendo o decreto pandemico, fizemos 5 pequenos docs com agentes protagonistas de suas hstorias no sertão (um trabalho que chamamos de "Meu corpo, Minha Dança, Meu Territorio político", e seguimos com oficinas de audio visual, que aplicamos na cidade de Jardim pra professores da rede pública local, a oficina de Culinária, com ensinamento de pães, e tivemos a presença de mulheres da Vila Mãe DÁgua na zona Rural de Jati, a oficina de construção de Instumentos que aplicamos no Quilombo de Meatre Maria de Tiê com jovens dali, a oficina de Música, onde esses adolecentes e jovens que construiram os instrumentos apredenram como tocar cada um deles, a Oficina de Cinema, onde crianças da periferia de Brejo Santo aprenderam a sonhar com o cinema, onde usamos o cinema menor, utilização de simples celulares até a máquinas profissionais. Foi uma experiencia incrível.
Agora me preparo pra viver "Touro{Bull}, uma obra que ira me fazer colocar no espaço tempo minha história ancestral!
É um espetáculo que abordará o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura caririense: seu imaginário, seu sincretismo religioso e suas tradições. O Cariri fica no coração do nordeste brasileiro, considerado um oásis por correr água o ano inteiro, é uma encruzilhada de materialidades e imaterialidades, nele se trocou saberes, magias e mercadorias e se constituiu tradições que, para o bem e para o mal do povo nordestino, moldaram seus corpos, comportamentos e revelam até hoje a beleza áspera do espírito humano de cada mulher e homem que nasce e vive nesta região.
A partir das memórias da dançarina brincante e coreógrafa Valéria Pinheiro, que nasceu e se criou em Juazeiro do Norte, reconstruiremos alguns dos arquétipos do imaginário nordestino em formato de um concerto de sapateios, sapateado brasileiro tão presente nos brinquedos populares do Ceará. Mas isso é o por vir!
Site: http://www.teatrodasmarias.com/valeacuteria-pinheiro.html
Email: valsilton@gmail.com
Telefone Público: (85) 98848-5649
Endereço: Rua da Conceição, 658, casa, Centro, 63010-220, Juazeiro do Norte, CE
CEP: 63031-220
Logradouro: Rua Francisco Dias Ferreira
Número: 100
Complemento: apto 302 Bl 3
Bairro: Tiradentes
Município: Juazeiro do Norte
Estado: CE
Descrição
Diretora artística e Coreógrafa da Cia Vata, que fundou no Rio de Janeiro em 1994 e desde 2000 atua no Ceará. Fundadora e Gestora do Café Teatro das Marias. Coordenadora Pedagógica do Ponto de Cultura "Ancorando no Poço da Draga Ubuntu" e do Pontinho de Cultura "Escola de Musicais", Gestora do Projeto Terreiradas Culturais indo pra 5a. edição. Atualmente está na coordenação do Eco Marias do Sertão, na zona rural de Jati, sul do Ceará, acompanhando a construção do Teatro de Taipa, que pretende ser a sede oficial do Ponto de Cultura ABCVATA e da VCia. Vatá. Está em parceria com a Escola Municipal Franklyn Tavares Pinheiro, onde executa os projetos de formação em arte e cultura e o cine Sertão, uma vez por mês, aos domingos.Vídeos
-
Bagaceira, a daça dos Orixás
-
Institucional Cia Vata
-
Vídeo relatório da Cia Vata
-
Lugar Artevista - Entrevista com Valéria Pinheiro
-
Ponto de cul Ubuntu - Coordenação Pedagógica
-
Bagaceira, a dança dos Orixás
-
Entrevista com Valéria Pinheiro
-
Badoque Vídeo Dança - 2019
-
Vatá Canta Vata - Terreiradas 4a edição 2017
-
Processo com Kuma (Japão) Cia Vata
-
Cultura e Infancia - 1a edição
-
Cultura e Infância - 1a edição
-
Cultura e Infância - 1a edição
-
Terreiradas 5a edição 2021
-
Ações pra acordar o sertão durante a pandemia
-
Ações pra acordar o sertão durante a pandemia - 2021
-
Ações pra acordar o sertão durante a pandemia - 2021
-
Ações pra acordar o sertão durante a pandemia 2021
-
Terreiradas 5a edição 2021 1o dia
-
Terreiradas 5a edição - 2021 - dia 2
-
Oficina de Música - 2021
-
Oficina de construção de Instrumentos
-
Oficina de Culinária - 2021
-
Ações paera acordar o sertão durante a pandemia - 2021
-
Oficina de Culinária - 2021
-
Parceria com Artistas latinos - 2021
-
Documentário Cia Vatá - 25 anos em cena
-
233 A, 720 Khalos - Circula Ceará 2022