Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Fundada pela Cia. Vatá em 1994, atuou no mercado Rio-São Paulo até 2000, quando Valéria, Constituiu a Cia. Vatá genuinamente cearense, e desde então vem assiduidamente participando do mercado artistico cearense.
Em 2006 constitui a ONG ABCVATA/Café Teatro das Marias, querepresenta juridicamente o Ponto de Cultura ABCVATA, o Pontinho de Cultura Escola de Musicais, a Cia. Vatá (Cia. De Brincantes Valéria Pinheiro), além de gestar vários projetos, entre eles: Projeto Terreiradas Culturais indo pra sua 6a. edição.
A Cia. Vatá conquistou vários prêmios importantes nas instâncias municipal, estadual e federal, em ferramentas como editais, mecenas e indicações.
Em 2018, mudou-se pro sertão do Ceará, no municipio de Jati, onde desde então vem gerindo a construção do Eco Marias do Sertão, uma encubadora de projetos nas áreas de arte cenicas, música, cinema e gastronomia, com olhar no ecosistema natural do sertão.
Já ai, a Cia Vatá produz e realiza dois importantes projetos: "Terreiradas Culturais 5a edição - Conexão Música e Sertão" levando seis bandas pro seu terreiro pra experenciar e fruir a estética de sertão, onde além dos shows, o projeto ofereceu oficina de tambores com o Mestre Vanildo Franco. Gestou também o projeto "Ações pra acordar o Sertão durante a Pandemia", um projeto fincado na formação, onde oficinas de dança, música, construção de instrumentos percussivos, Audio Visual e Culinária foram distribuídas em Zonas Ruais de alguns municípios da Região do Cariri: Jati, Brejo Santo, Porteiras e Jardim.
A Cia Vatá, desde 2020, nessa nova morada, o sertão, voltou seu olhar pra ancestralidade, e pretende em agosto de 2022 lançar sua mais nova peça coreográfica "Touro{Bull}", mas isso é uma outra história!
Endereço: Sítio Mae D'Água - Fazenda Kanoa, SN, casa, Zona Rural, 63275-000, Jati, CE
CEP: 63275-000
Logradouro: Sítio Mae D'Água - Fazenda Kanoa
Número: SN
Complemento: casa
Bairro: Zona Rural
Município: Jati
Estado: CE
Descrição
Apresentação:Fundado pela Cia Vatá́ (Cia de Brincantes Valéria Pinheiro) em 2006, o Teatro das Marias, representado pela ABCVATA (Ponto de Cultura), atuou no mercado Fortalezense desde maio de 2006 (com formação e difusão), e em julho de 2018, levou suas ações para zona rural, atuando na Escola Municipal Franklin Pinheiro Tavares no sitio Mãe D’água em Jati-Ce, com oficinas, workshops, apresentações artísticas e gestão cultural.
Foi fundado com o objetivo de difundir as obras e pensar pesquisa e formação dos fazeres da Cia. Vatá́, mas já́ no começo, o Café́ Teatro das Marias abriu suas portas pra outros coletivos artísticos, além de se fazer Ponto de Cultura municipal (2006 - 2008) e depois Ponto de Cultura estadual (2008-2012) com o Projeto "Ancorando no Poço da Draga Ubuntu", e em 2012 deu início ao Projeto "Terreiradas Culturais" com 4 edições (2013, 2014, 2016 e 2017) e juntos fizeram do espaço um dos mais respeitados Centro Culturais de pesquisa, formação e difusão em artes cênicas, artes visuais e música de Fortaleza, Nordeste, Brasil, Mundo!
Nossos Objetivos:
Incluir definitivamente nossos fazeres no corredor cultural do Ceará, Nordeste, Brasil, Mundo! Melhorar a infraestrutura geral do espaço, agora sendo pensado como uma incubadora em artes cênicas, artes visuais, cinema e música, fincada na estética do sertão.
Entendemos que nossa missão desde que chegamos na zona rural, tem sido agregar valores culturais e artísticos à microrregião de agricultores que compõe nosso arredor.
Como ação inicial, elencamos a população ativa da cadeia cultural local e promovemos debates a cerca de seus fazeres, em seguida trouxemos pra região a “cultura que planto é a cultura que como”, empoderando, em especial mulheres locais em fazeres artísticos ligados a artesanato, canto e cerâmica;
Também entendemos o nosso papel em diminuir a geografia por informação acerca de políticas públicas no sertão, que raramente chega à região por dificuldades na comunicação.
Colaborar de forma institucional, para o desenvolvimento das pesquisas que caracterizou o Café́ Teatro das Marias, hoje Eco Marias do Sertão, como espaço de diálogo entre o pensamento contemporâneo e os fazeres da tradição, através da produção dos coletivos residentes neste espaço. A saber: Cia. Vatá (Cia. De Brincantes da Cia. Vatá, Grupo Sertão de Ouro, Coletivo Mulheres do Sertão, que atuam na cultura local, ligada a eco tarefas, ao pensamento em pesquisa, aos fazeres da incubadora dentro da estética do sertão.
O Café́ Teatro das Marias, hoje Eco Marias do Sertão, nome fantasia da ONG ABCVATA (Associação de Brincantes da Cia Vatá́) foi criado em 2006 e concretizou o desejo de pesquisar diálogos entre o contemporâneo e o tradicional no pensamento artístico cearense.
Através das obras da coreógrafa Valéria Pinheiro e da Cia. Vatá́, o desejo de expansão do espaço se concretizou e se expandiu, alcançando outras poéticas que não apenas a dança.
Hoje o Eco Marias do Sertão navega com maestria pela Dança, Teatro, Música, Cinema, Áudio Visual, Tambores e linguagens da arte ecológica, onde juntos, dividem espaço material e afetivo com a produção contemporânea em artes cênicas, música e artes visuais do Ceará, Brasil e mundo.
Além disso o nosso espaço abriga o ponto de cultura “ABCVATA(2006 - 2020) onde abrigou oficinas de artes voltadas para a população em situação de risco social, e usuários de drogas, uma parceria com a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortaleza), ENTRE 2006 E 2012. Entre 2012 e 2018, ainda em Fortaleza, atuou em dois eixos: Formação (oferecendo oficinas de dança, percussão, tambor de crioula, capoeira, circo, teatro e áudio visual), e o eixo de difusão: Com 4 edições do Festival Terreiradas Culturais (música e artes cênicas) além de oferecer pautas pagas pra difusão de artes cênicas e música.
Esses anos nos garantiram o respeito por esse segmento, e por falta de continuidade nessa política de Pontos de Cultura, interrompemos, mas de alguma forma, através de outros projetos de Formação, continuamos a contemplar outras demandas, hoje estamos atuando em Fortaleza com a Cia Vatá e com o Ponto de Cultura numa camada da sociedade que pouco recebe, a zona rural do sertão. Ainda um começo, mas entendemos que nosso foco está na construção do Teatro de Taipa Eco Marias do Sertão (em construção).
Esse é nosso ancoradouro.
Vamos nós!