As informações deste registro é histórico gerado em 07/10/2021 ás 11:12:59.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Vinicio de Oliveira Oliviera

Diretor, Ator, Produtor, Gestor Cultural. Mestre em Artes Cênicas. Atuou e dirigiu espetáculos, atuou em filmes, ministrou cursos e oficinas, atuou como curador e parecerista de festivais e editais. Atuou como professor de teatro e coordenador de projetos culturais em escolas do ensino básico e como professor no ensino superior. Atualmente é Professor Efetivo da URCA.

Email: vinicio.oliveira@urca.br

Telefone Público: (38) 99164-5299

Endereço: Rua José Tomas de Menezes, 284, casa 12, Limoeiro, 63030-075, Juazeiro do Norte, CE

CEP: 284

Logradouro: casa 12

Número: Limoeiro

Complemento: vinicio.oliveira@urca.br

Bairro: Diretor, Ator, Produtor, Gestor Cultural. Professor Efetivo da URCA. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da Escola de Teatro da UFBA (2014), Doutorando no curso do PPGEd da UFRN. Iniciou sua carreira profissional no Teatro Vila Velha (BA) em 1998, onde trabalhou por 13 anos atuando como ator, diretor, gestor, produtor e coordenador de projetos artísticos culturais. Participou de mais de 20 espetáculos, filmes, ministrou cursos e oficinas, atuou como curador e parecerista de festivais e editais. Alguns destaques: Curador da Festa do Sol (Ceará, 2021); Parecerista Lei Aldir Blanc (Ceará, 2020); A Ratoeira (montado em Montes Claros – MG, 2017); Moringa (espetáculo infantil encomendado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, 2010); O Pique dos Índios (Prêmio Miryan Muniz de Teatro, 2008); O Contêiner (Prêmio Miryan Muniz de Teatro, 2006 e Mostra Oficial do Festival de Curitiba, 2007); Arlequim Servidor de Dois Patrões (Indicado a melhor espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro e ganhador do Prêmio Revelação, 2004); Remendo Remendó (Indicado a melhor espetáculo infantil pelo Prêmio Braskem de Teatro, 2002). Atuou como professor de teatro e coordenador de projetos culturais em escolas do ensino básico e como professor no ensino superior onde assumiu funções de Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e Coordenador de Projetos de Extensão. No ensino superior foi professor da UFBA (BA) e Unimontes (MG); Atualmente é Professor Assistente da URCA (CE).

Município: Juazeiro do Norte

Estado: CE

Descrição

Diretor, Ator e Produtor Cultural, Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, iniciou sua carreira em 1999 no Teatro Vila Velha, Salvador-BA. Como artista residente do Teatro Vila Velha trabalhou como ator e assistente de direção em espetáculos; coordenou projetos como: o Tomaladacá (2000-2002) e o Acervo Histórico do TVV (2003-2008). Ainda no Vila Velha, Dirigiu a A Outra Companhia de Teatro (2004-2009) com a qual montou 6 espetáculos ganhadores de prêmios e que circularam por diversos estados do Nordeste. Com a Outra Cia também desenvolveu e coordenou projetos artísticos culturais como: o projeto de Intercâmbio Artístico Troca-Troca no Nordeste - patrocinado pelo BNB (2007); o projeto de circulação interestadual A Outra Cia Reduzindo Distâncias - patrocinado pela Oi Futuro (2008); Projeto Vila D´água patrocinado pela secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (2009). No ano de 2010 assumiu a Direção Geral do Teatro Vila Velha quando desenvolveu trabalho de curadoria de espetáculos, produção e administração de projetos artisiticos de manutenção de espaços culturais e administrou convênios com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e com o Ministério da Cultura. Iniciou a vida acadêmica em 2012, quando trabalhou como professor substituto da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (2012-2014). Foi Professor Efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES - MG (2015-2017), onde criou e coordenou o Festival de Teatro Universitário Cena aos Montes e Coordenou o Projeto de Extensão Teatro Universitário. Lecionou e desenvolveu projetos teatrias em escolas do ensino básico em salvador - Escola Colmeia, Colégio Sartre COC e Colégio Batista (2012-2015). Tornou-se professor efetivo da Universidade Regional do Cariri em 2017, onde leciona até o presente momento. Coordena o Projeto de Extensão Ouroboros - Opereta Bárbara realizado em parceria com a Vila da Música/Solibel. Espetáculos premiados: O Pique dos Índios - Prêmio FUNARTE Mirian Muniz de 2008 e Prêmio Braskem de Teatro de melhor ator coadjuvante para Armindo Bião; O Contêiner selecionado para a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba em 2007 e ganhador do Prêmio FUNARTE Mirian Muniz de 2006; Arlequim Servidor de Dois Patrões - Prêmio de Revelação do Ano de 2004 e indicação a melhor espetáculo e a melhor atriz coadjuvante para Eddy Veríssimo.