As informações deste registro é histórico gerado em 01/09/2021 ás 23:01:03.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Professor, historiador e pesquisador do patrimônio cultural.
Site: https://www.instagram.com/aterlanemartins/
Email: aterlane@gmail.com
Telefone Público: (85) 99793-3001
Descrição
ATERLANE MARTINSProfessor, historiador, pesquisador do patrimônio cultural e educador de museus. aterlane@gmail.com / aterlane@ifce.edu.br / 85 9 9793.3001 (TIM/Whats App)
FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Mestre em História Social (2013 – 2015) pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Programa de Pós-Graduação em História Social com pesquisa sobre o patrimônio imaterial intitulada: Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: projetos de patrimonialização no Sertão Central cearense (1982 – 2008). Dissertação premiada no X Edital de Incentivo às Artes – 2015 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, cuja publicação realizou-se em 2017, pela editora do IFCE e pelo Museu do Ceará, compondo a coleção Outras Histórias.
Cursou na Universidade Ca’ Foscari, Veneza – Itália (2010 – 2011) o Master Cultura del cibo e del vino per la gestione delle risorse enogastronomiche (Cultura da alimentação e do vinho para gestão de recursos enogastronômicos), com pesquisa na área do Turismo Cultural.
Foi pesquisador-bolsista da UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, selecionado em edital público, participando do Programa de Especialização em Patrimônio PEP Iphan/Unesco (2005 – 2007), em sua primeira turma, estudando os bens culturais imateriais no Cariri para o respectivo processo inventariamento e registro como patrimônio cultural do Brasil.
É Licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (2004).
Desde 2010 é professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Quixadá, ministrando as disciplinas de História; História da Arte; Patrimônio Cultural e Cidadania, Manifestações da Cultura Popular; História aplicada ao Turismo, Projetos Sociais; Projeto Socioambiental; Meio Ambiente, História e Sociedade; História, Cultura e memória afrobrasileira e indígena, e, Humanidades. Desde 2016 é Coordenador de Extensão do IFCE campus de Quixadá. É coordenador-geral do Programa de Extensão Campus de Arte e Cultura, e, das áreas de cultura popular, roteiros culturais e artes visuais mantendo nesta área o Coletivo de Artes Visuais e Fotografia que realiza, periodicamente, exposições e oficinas e práticas/obras artísticas. É vice-coordenador do NEABI – Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas, integrando em 2018 a equipe do Projeto Vai ter Negro no IFCE, sim, senhor!, realizado junto aos jovens estudantes do Quilombo Sítio Veiga.
CULTURA JUNINA
A convite da Coordenação do II Simpósio Nacional do Movimento Junino – II SIM Junino foi palestrante no evento e coordenou o GT sobre Patrimonialização da cultura junina, realizado em dezembro de 2018, no Estadio Nacional, Distrito Federal – Brasília.
Em 2018 coordenou as Ações Formativas (formação de jurados, presidentes de mesa e pesquisadores e avaliadores) do XX Festejo Ceará Junino, sendo também coordenador de Programação do XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas/Festejo Ceará Junino.
Em 2019 integra a equipe do Projeto “O Sertão vai virar mar no coração do Ceará”, concorrente ao XXI Festejo Ceará Junino, nas funções de Coordenador de Programação do XVI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas e Curador das Ações Formativas: Seminário de Formação de Jurados e Presidentes de Mesa, Workshop de Formação de Pesquiadores e Avaliadores, Rodas de Conversas e Oficinas com os Mestres da Cultura.
Entre os anos de 2014-2019 compõe a equipe de formação de jurados, atual Conselho de Jurados, da União Junina do Ceará, sendo responsável pela curadoria dos Seminários de Formação e Processo de Seleção de Jurados da instituição.
Em 2016, idealizou, criou e desde então coordena a Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina – RNP Cultura Junina, sediada em Fortaleza – CE, promovendo cursos e rodas de memória em prol da produção de conhecimento sobre a cultura junina.
A convite da Direção do Teatro José de Alencar organizou e realizou a exposição Espetáculo Junino: imagens, objetos e reflexões sobre as práticas cênicas do São João no Ceará, em cartaz na Galeria Ramos Cotôco no mês de junho de 2016.
Foi palestrante do Seminário de Formação de Jurados do XVIII Festejo Ceará Junino apresentando a pesquisa Trajetórias do Movimento Junino cearense, realizado no Teatro Carlos Câmara, em junho de 2016.
Organizou e foi curador dos Processos de Seleção e Formação de Jurados dos Concursos de Quadrilhas da União Junina do Ceará refletindo sobre Conhecimentos e técnicas necessárias à formação de jurados juninos (2016), Jurados Juninos: entre a técnica e a arte (2015), Julgamento em pauta: critérios técnicos de avaliação (2014), no qual realizou a palestra: Rainha, Princesa e Marcador: destaques em julgamento.
Idealizou, junto à Direção da União Junina do Ceará, a candidatura de “Dona Mazé”, Maria José Costa, quadrilheira pioneira da cidade de Caucaia, e participou da elaboração do dossiê apresentado ao edital de Seleção dos Mestres da Cultura/Tesouros Vivos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em 2015 para que ela concorresse à referida titulação. A candidatura obteve aprovação e Dona Mazé foi titulada como Tesouro Vivo da Cultura/Mestra da Cultura Junina, primeira, e ainda única, representante desta categoria.
Em 2014, foi palestrante convidado do I Simpósio Nacional do Movimento Junino – I SIM JUNINO, proferindo palestra sobre o tema Cultura junina como patrimônio cultural, ocorrido no Museu Nacional, Brasília – DF.
Em 2013 desenvolveu, em Teresina – PI, o Seminário de Formação para Jurados e Quadrilhas do Concurso São João das Cidades, organizado pela TV Cidade Verde, bem como, organizou e participou na condição de palestrante no Seminário de Formação de Jurados em Palmas – TO, por ocasião do Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas da CONFEBRAQ.
Em 2013, a convite da Secretaria da Cultura do Ceará, organizou e foi curador do II Seminário de Formação de Jurados: Festejos Juninos, patrimônio e diversidade
cultural no Ceará. Em 2012 foi curador do I Seminário de Formação e Seleção de Jurados do Festejo Ceará Junino intitulado Cultura, Tradição e Identidade.
É membro fundador da União Junina do Ceará, entidade representativa de quadrilhas, festivais e profissionais da cultura junina, da qual foi Secretário de abril de 2014 até outubro de 2015. Fez parte da Equipe Técnica que elaborou o Manual do Jurado, adotado desde 2013 pela Fequajuce, adaptado pela União Junina do Ceará e pelo Ceará Junino e em uso nos processos de seleção e formação de jurados.
É jurado de festivais e concursos de quadrilhas juninas desde 2000, tendo experiência em bancas julgadoras de concursos locais (Arraiá da Juventude, Rede Cuca, 2016, entre outros); estaduais organizados pela FEQUAJUCE – Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (2000 – 2013), Etapa Final do Concurso Estadual de Tocantins (2015, Porto Nacional – TO), 2ª Etapa do Circuito LINQ DFE – Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (2016/2017 – Brasília – DF); regionais (Festival Nordestão, 2012/2013, organizado Pela UNEJ – União Nordestina de Entidades Juninas), Festejo Ceará Junino/Secult CE (2000 – 2016, Etapas Regionais e Concurso Estadual, várias edições); e, nacionais organizados pela CONFEBRAQ – Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (2012 e 2013 – Palmas TO; 2014 – Maracanau – CE), Festival Nacional Iguatu Festeiro (2011 – Iguatu CE) e atualmente (desde 2014) aos festivais associados à União Junina do Ceará.