As informações deste registro é histórico gerado em 21/02/2017 ás 20:18:17.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Cineasta, roteirista, professor de literatura e de cinema, poeta, revisor de textos.
Telefone Público: (85) 98713-9084
Endereço: Rua Madre Ana Couto, 401 ap 102, Residencial Portinari, Messejana, 60864-590, Fortaleza, CE
CEP: 60864-590
Logradouro: Rua Madre Ana Couto
Número: 401 ap 102
Complemento: Residencial Portinari
Bairro: Messejana
Município: Fortaleza
Estado: CE
Descrição
Cineasta, roteirista, poeta, professor de literatura e cinema, Nirton Venancio tem licenciatura plena em Letras, pela UECE, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. É Acadêmico Imortal do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, Cadeira Nº 45. Foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura, em Fortaleza. Escreveu por dez anos a coluna Zoom, no jornal O Povo, de Fortaleza, onde foi também repórter fotográfico. Na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, foi Técnico em Audiovisual.Em Brasília foi Técnico em Educação do Arquivo Nacional.
Publicou os livros “Roteiro dos pássaros”, Prêmio Filgueira Lima de Poesia, e “Cumplicidade Poética”. Prepara “Poesia Provisória”, onde reúne toda sua produção dos últimos dez anos. Foi premiado em vários concursos nacionais de poesia, escreve para revistas e periódicos culturais.
O seu curta-metragem de estreia em 35mm, “Um cotidiano perdido no tempo” (1988), recebeu o prêmio Margarida de Prata da CNBB, além de melhor filme e melhor fotografia na Jornada da Bahia. O segundo curta, “O último dia de sol” (2000), foi premiado nos festivais de Curitiba, Cine Ceará e no Maranhão recebeu o Troféu Jangada da Organização Católica Internacional de Cinema. Na década de 90 dirigiu filmes para rede de TV inglesa HouseTop. Realizou em 2007 o documentário, “Dim”.
Foi assistente de direção de vários longas-metragens, como "O calor da pele", de Pedro Jorge de Castro (1993) e "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry (1994).
É professor convidado da Escola de Cinema do Sertão, Quixadá, CE, lecionando Estrutura e Técnica de Roteiro e Direção de Cena.
Mantém as páginas na internet www.olharpanoramico.blogspot.com, escrevendo sobre cinema, literatura, música, teatro, e www.nirtonvenancio.blogspot.com, com poemas autorais.