Inscrições: A inscrições para participar são gratuitas e estão abertas até 21 de novembro de 2016, pelo site http://mestresdomundo.com.br/
Classificação Etária: Livre
Mais Informações: (85) 3101-6787
Limoeiro do Norte
ver mapaocultar mapaDe 24 a 26 de novembro de 2016.
Preço: Gratuito
Endereço: RUA CEL. ANTÔNIO JOAQUIM, 2121 , Centro, 62930-000, Limoeiro do Norte, CE
Descrição
Com um trabalho permanente de valorização dos Mestres da Cultura do Ceará e em sintonia com a política cultural do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apresenta o X Encontro Mestres do Mundo, que será realizado de 24 a 26 de novembro, em Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza. Durante os três dias do Mestres do Mundo, o público terá acesso às diversas manifestações de saberes e fazeres da cultura popular, personificadas pelos mestres da cultura."O Encontro Mestres do Mundo é um dos momentos mais belos, importantes e marcantes de nosso calendário cultural e uma das ações fundamentais da política de patrimônio e da política cultural como um todo. É uma oportunidade para conhecimento, reconhecimento e intercâmbio de saberes e fazeres dos mestres oficialmente reconhecidos pelo Governo do Estado, de outros mestres do Ceará, do Brasil e do exterior, e do público participante do Encontro", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.
O evento diferencia-se de outras mostras e festivais das culturas tradicionais populares realizados no Brasil e no mundo, os quais trazem geralmente como cerne as manifestações traduzidas na forma do espetáculo. No Mestres do Mundo, o foco é o Mestre. É a partir dele, da sua vida, do seu saber, do que ele produz, da memória que porta e de como se relaciona com a sua comunidade e com o mundo que toda a programação se estrutura e se desenvolve.
Com o tema “Mestres do Mundo, Saberes Para Todos os Tempos”, esta edição do evento propõe uma programação capaz de gerar a reflexão sobre os saberes tradicionais, sobre a importância dos Mestres para a conexão desses conhecimentos com os tempos atuais, e sobre como eles podem nos guiar nesses novos tempos em que se precisa redescobrir saberes e formas de viver, conviver com as pessoas e com o planeta. Esses saberes são patrimônio da humanidade, ocultados e agredidos pela lógica modernizante, preservados pelas comunidades tradicionais, guardados e repassados a partir das vivências dos mestres, seus guardiões.
O encontro quebra a lógica da espetacularização para propor uma pedagogia que integra a vivência, a tradição oral, o fazer coletivo e a participação na “brincadeira”, ao mesmo tempo que valoriza e dá visibilidade aos processos e aos contextos em que se formam os Mestres. Lúdico e reflexivo, o evento possibilita o encontro entre gerações. Mestres e discípulos dialogam, ensinam e aprendem mutuamente na sua arte tão conhecida de afetar pelos sentidos.
Para mais informações acessar: http://mestresdomundo.com.br/