Museu Público

Museu do Ceará

Anexo Bode Ioiô (Museu do Ceará)

Área de Atuação

História

Descrição curta

Espaço voltado para amostras expositivas, atividades e salvaguarda do acervo do Museu do Ceará.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Quarta a sexta: 09h - 17h Sábado: 09h- 14h

Email Público: musce@secult.ce.gov.br

Endereço: Rua Major Facundo, Praça do Ferreira, Centro, Fortaleza, undefined, CE, 60025-100

Estado: CE

Município:

CEP: 60025-100

Logradouro: Rua Major Facundo

Número: 584

Complemento: Praça do Ferreira

Bairro: Centro

Descrição

Atualmente, a sede oficial do Museu do Ceará, o Palacete Senador Alencar, está fechado para uma grande obra de restauro. Por essa razão, o acervo e os setores administrativos e de comunicação estão instalados no Anexo Bode Ioiô, localizado no coração da cidade, na Praça do Ferreira. O Anexo Bode Ioiô será um local de experimentações e acolhimento, assim como de pesquisa e reflexão sobre o acervo, composto por mais de 12.000 objetos. O acervo do Museu é composto por coleções de arqueologia, etnologia, paleontologia, biologia, geologia, história, artes, numismática. Além de contar com um acervo volumoso arquivístico e bibliográfico, que inclui livros de diferentes temáticas, cordéis e documentos históricos do Ceará.

O Museu do Ceará consiste em um processo constante de atualização de suas práticas. Fundamentando-se no novo conceito de museu, que inclui termos essenciais para os debates contemporâneos, como inclusivo, bem viver, antiracista e sustentável, o MUSCE está passando por processo de reconstrução de suas práticas de musealização, no sentido de tornar-se um equipamento cultural mais relevante para a preservação da história e memória cearense a partir da reelaboração e reinterpretação de seu acervo. 
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Ao longo dos anos, o MUSCE foi gerenciado por 17 diretoras e diretores, tendo utilizado 6 (seis) sedes distintas, além de ter recebido três denominações diferentes e três grandes mantenedores (Secretaria dos Negócios do Interior e da Justiça; Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, quando desvinculou-se do Arquivo Público do Estado, em 1951; Secretaria da Cultura). Desde a sua fundação, o MUSCE sempre apresentou um acervo muito diversificado, com exemplares de numismática, mobiliário, iconografia, indumentária, história natural, paleontologia, etnografia, arqueologia, entre outras, contabilizando um acervo de, aproximadamente, 13 (treze) mil objetos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem