Horário de funcionamento: Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30).
Email Público: marcia.bitu@idm.org.br
Telefone Público: (85) 3488-8621
Endereço: Rua Dragão do Mar , 81 , Praia de Iracema, 60060-390, FORTALEZA, CE
Estado:
Município:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Descrição
O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.Visitas mediadas
Além de mediar a exposição, os educadores do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura desenvolvem mediações com atividades e reflexões que colocam o público como protagonista da visita.
Grupos podem agendar pelo telefone 3488-8621, no horário de segunda à sexta, das 9h às 17h. Não será fornecido transporte.
Visitas mediadas para portadores de deficiência auditiva, com intérprete de Libra: sextas-feiras, das 12h às 18h30.
Agendamento de grupos para visitas às exposições
Núcleo de Ação Educativa
Partindo das especificidades de um museu etnográfico, o Núcleo de Ação Educativa do MCC objetiva formar educadores para atender ao público agendado e espontâneo. Composto por uma equipe multidisciplinar, realiza mediações com as mais variadas temáticas relacionadas à cultura popular trazidas pelas suas exposições.
Mediações
Os educadores do MCC proporcionam três tipos de mediações aos seus visitantes:
Mediação simples: mediação rápida, mais orientadora, destinada ao público não agendado e espontâneo. Duração de até 20 min.
Mediação ampliada: mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a refletir de forma crítica sobre a exposição. Duração de até 01h30min.
Mediação com oficina: mediação mais prolongada, pois além de ter como ponto central a reflexão, nesta visita atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo: teatro de fantoche, desenho, contação de história, roda de conversa e oficinas de acordo com a exposição em cartaz. Duração de até 2hs.
O agendamento dos museus do CDMAC pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 17h.