Coletivo
Centro Cultural Belchior
E-mail: contato@centroculturalbelchior.com
Telefone Público: (85) 3219-0924
Descrição
Centro Cultural BelchiorA casa de praia da música
Espaço de experimentação estética e narrativas da música
O conceito do Centro parte da premissa de ser um lugar onde a música e as pessoas da música se encontrem e compartilhem estéticas e narrativas contemporâneas. O Belchior do século XXI, da praia, da diversidade…
A música feita no século XXI é marcada pela diversidade de estilos e gêneros, pela mistura com outras artes. Nesse sentido, o CC Belchior deve promover e fortalecer tais encontros, seja através de sua programação regular, seja apoiando eventos e atividades desenvolvidas a partir do circuito de música de Fortaleza, conectando-o a outros circuitos e possibilidades.
Lugar de formação, estudo e pesquisa
Pluga e pensa…
Formar, reformular, estudar, pesquisar. Conceitos e possibilidades da produção acadêmica, dos textos, do pensamento sobre música. Apresentação de pesquisas, trabalhos acadêmicos, estudos acerca da arte e suas possibilidades na contemporaneidade.
Ações de formação incluindo cursos, oficinas, seminários, palestras, rodas de conversa, grupos de estudos, voltadas para a qualificação de um pensamento sobre a música, a arte, as relações entre as artes. A programação das ações contempla pelo menos uma atividade de produção e compartilhamento de conhecimento por mês.
Centro de difusão e circulação das cenas e cenários
Programação, shows, encontros, conversas… “Na calçada!”. Regularmente, artistas, grupos, coletivos, pessoas, se apresentam na calçada do Centro, de frente para o mar, respirando a brisa da praia.
Shows de artistas, bandas, criadorxs de música da cidade mensalmente em frente ao Belchior. A seleção dar-se-á por meio de curadoria a partir do credenciamento de artistas. O recorte para essa programação é priorizar trabalhos ainda em processo de afirmação, com forte conotação contemporânea, independente e experimental.
Coworking de selos e produtoras independentes
Trabalhos colaborativos, compartilhados, espaços para trocas e produção da cena contemporânea. O lugar abrigará selos, produtoras e grupos de produção, criação e realização no campo da música e seus hibridismos.
O processo de ocupação será pautado a partir da solicitação via email. A prioridade será por propostas de grupos ou pessoas ainda em processo de construção de um conceito e abertas à consolidação de uma rede de colaboração e troca de experiências. Serão disponibilizadas a estrutura física (mesa, cadeiras) e internet. O tempo da ocupação dependerá da proposta apresentada.
Palco para ensaios abertos
Bandas, artistas, ocupação do espaço com ensaios abertos, conversas sobre os processos criativos.
A estrutura disponibilizada será bateria, amplificadores para guitarra e baixo, cabos, microfones, PA. O agendamento será via email, obedecendo a ordem de chegada e cada artista ou banda poderá agendar um limite de até 5 ensaios por vez, sendo todos abertos ao público.